Conhecido por seus trajes vermelhos, barba branca e uma sacola enorme e cheia de presentes, o Papai Noel faz a festa da criançada durante o Natal ao chegar com seu trenó e renas. No entanto, no Sul de Santa Catarina, o bom velhinho abraçou a modernidade e, agora, é conhecido como Uber Noel.
Uber Noel começou com brincadeira de amigos
Há cerca de quatro anos, um grupo de amigos, motoristas de aplicativos de Criciúma e região, resolveu se juntar para tomar um café e, lá, surgiu a ideia: se vestir de animais durante as corridas para divertir os passageiros. Danir Boehs, que já se vestia de Papai Noel, resolveu entrar na brincadeira e se fantasiar de rena. No ano seguinte, o tema mudou e ele aproveitou a oportunidade para incorporar o bom velhinho.
“Eu sou motorista de aplicativo há mais de seis anos e também já fazia alguns trabalhos vestidos de Papai Noel. Sempre foi muito gratificante ver o sorriso das crianças quando me viam fantasiado assim e, trabalhando como Uber, não são só os pequenos que se divertem, os adultos também”, explica Boehs.
Durante um mês, do dia 25 de novembro a 25 de dezembro, o Uber Noel adesiva o carro, distribui balas e pirulitos e recebe os passageiros com o clássico ‘HO HO HO’. “É engraçado porque as pessoas sempre verificam se estão no veículo certo, conferem a placa e entram no carro desconfiados. Quando dou ‘feliz Natal’ elas adoram, tiram fotos e se divertem muito”, conta.
O Uber Noel se tornou uma tradição encantadora em Criciúma, que vai além de apenas transportar passageiros. Boehs também se veste de Papai Noel para entregar presentes e fazer visitas nas Apaes e CEIs da região.
Com bom humor e espírito natalino, Danir espalha alegria e a magia do Natal, proporcionando momentos inesquecíveis para crianças e adultos. Mais do que uma fantasia, a ação é um gesto de carinho e solidariedade, que reforça o verdadeiro espírito da data: o de compartilhar felicidade e amor ao próximo.