Lançamento marca passo inovador na integração entre a Orla e Centro Histórico Novo ônibus turístico será lançado em Santos
Raphaella Santucci/LEAD Mkt Digital
No 7º Fórum de Turismo e Eventos, realizado pelo Santos Convention & Visitors Bureau em Santos nesta quarta-feira (11), a cidade celebrou um marco no desenvolvimento turístico: o lançamento do Ônibus Turístico. A novidade promete interligar os principais atrativos de Santos e fortalecer o setor local, com foco na revitalização do Centro Histórico.
Selley Storino, da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, destacou os esforços para concretizar o projeto. “Nesses anos de estudo, chegamos a um modelo praticado em várias cidades turísticas. Fizemos uma concorrência pública para que uma agência pudesse operar os postos de informação turística no Aquário e na Praça Mauá”, contextualizou.
“Essa iniciativa é parte da nossa estratégia de revitalização do Centro, ligando a orla à região central. Hoje lançamos nosso ônibus turístico, que é objeto de muita luta e insistência para a cidade”.
O serviço contará com três roteiros: praias, Centro Histórico e a rota do futebol. José Luis Blanco, CEO da Central de Receptivo e Vice-Presidente do Santos Convention & Visitors Bureau, celebrou a novidade. “Nossa ideia é fortalecer os guias da cidade. O ônibus turístico, vermelho como no mundo inteiro, será nosso ‘Visite Santos’. A história do Brasil está aqui, e queremos mostrá-la ao visitante. Vamos gerar emprego tanto para os guias quanto para o setor de hotelaria.”
Cerimônia de lançamento do Ônibus Turístico
Raphaella Santucci/LEAD Mkt Digital
Roteiro
Haverá três rotas fixas: a amarela, que conecta a orla ao Centro Histórico; a azul, que percorre toda a extensão da orla; e a verde, que passa pelos principais pontos turísticos relacionados a Pelé e ao Santos FC. Além dessas, será disponibilizada uma rota sazonal no Terminal Marítimo Giusfredo Santini-Concais, exclusiva para os dias em que houver cruzeiros com passageiros em trânsito. Durante os trajetos, os passageiros utilizarão pulseiras e terão a liberdade de embarcar e desembarcar nos pontos de parada ao longo do caminho.
Com paradas estratégicas na Praça Mauá e em pontos turísticos conhecidos, o projeto é visto como uma oportunidade para impulsionar o turismo receptivo e o comércio local. “Esse ônibus irá interligar Santos inteiro. Teremos guias vendendo walking tours e criando novas experiências para os visitantes”, concluiu Blanco. De acordo com ele, os preços ainda estão sendo definidos, mas adiantou que terão combos para a família.
Identidade visual do ônibus
Raphaella Santucci/LEAD Mkt Digital
Perspectivas para o turismo regional
Vanessa Lombardi, CEO da Full Time Eventos e presidente do Santos Convention & Visitors Bureau, destacou a importância da integração regional. “Este ano de 2025 será de realizações. Para esse evento, trouxemos grandes parceiros que abordarão ESG e tendências para posicionar Santos como destino de grandes eventos internacionais”.
A vereadora e vice-prefeita eleita, Audrey Kleys, reforçou o compromisso de fomentar o turismo regional: “Nenhuma cidade trabalha o turismo sozinha. Precisamos de todos nessa caminhada e continuarei o legado de engajamento com os vice-prefeitos.”
Representando o prefeito Rogério Santos, Selley Storino afirmou: “As cidades da Baixada estão interligadas, então não faz sentido trabalharmos isoladamente. Contaômos com o apoio da vice-prefeita e avançaremos no turismo colaborativo”.
Projetos e oportunidades para a região
O consultor Luiz Sobrinho, da InvestSP, destacou iniciativas que impulsionam o turismo na Baixada Santista, como o potencial trem turístico entre a Baixada e o Vale do Ribeira. “Com museus como o do Pelé e do Café, além da Vila Belmiro, há uma composição única de atrativos turísticos na região.”
Luiz Sobrinho, durante 7º Fórum de Turismo
Raphaella Santucci/LEAD Mkt Digital
Entre os projetos futuros, foi destacado o Museu Ferroviário de Santos, já aprovado pelo governador Tarcísio de Freitas, além do fortalecimento da cidade como a principal porta de entrada de cruzeiros marítimos no país. “Santos tem uma grande oportunidade de explorar ainda mais sua posição estratégica no turismo nacional”, concluiu Sobrinho.
O evento reforçou a visão integrada do turismo regional, com ênfase na inovação e na criação de novas experiências que consolidem Santos como um polo turístico de destaque.