• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Samba da Búia celebra um ano de roda no próximo domingo com show gratuito em Florianópolis

No dia 22 de dezembro, o Samba da Búia, coletivo formado por nova geração de sambistas e compositores de Florianópolis, comemora seu primeiro ano de vida com uma roda de samba ao ar livre. A celebração gratuita será na Bugio Centro, no ‘Largo Antonieta’, no Centro Leste, a partir das 16h, reafirmando o compromisso do grupo com a cultura de rua e a ancestralidade afro-brasileira.

Imagem mostra componentes do Samba da Búia cantando e tocando instrumentos musicais

Samba da Búia celebra 1º ano com apresentação no Centro de Florianópolis – Foto: Tony Alves / Divulgação

Nascido nos encontros espontâneos na Avenida Hercílio Luz, o evento carrega em seu nome a memória do Rio da Bulha, curso d’água que hoje é canalizado e oculto sob o calçadão da avenida.

A escolha da grafia popular “Búia” não é por acaso: ela reforça as influências africanas e indígenas presentes na região que formam o sotaque manezinho, de onde seis dos oito integrantes são.

Inspirados pela história do Rio da ‘Búia’, que foi palco dos cantos de trabalho das lavadeiras do Centro de Florianópolis, o coletivo promove um resgate histórico-cultural, conectando passado e presente.

Mais que samba, uma manifestação cultural e social

O Samba da Búia não é apenas uma roda de samba. Sua musicalidade reflete um espaço de resistência, incorporando instrumentos como o atabaque, reco-reco e banjo — percussão de origem africana, que conecta o samba às suas raízes ancestrais.

Roda de Samba da Búia reúne apaixonados pelo ritmo na Capital de SC – Foto: Tony Alves / Divulgação

O repertório atravessa décadas, de sambas clássicos dos anos 1930 a composições autorais, como “Ponto das Lavadeiras”, “Nas Alturas”, “Repartição”, entre outras.

O grupo também presta homenagem a grandes nomes do samba e da música brasileira, com interpretações de obras de Clara Nunes, Ivone Lara, Dorival Caymmi, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Paulinho da Viola e muito mais.

Projeto musical é formado por oito integrantes – Foto: Tony Alves / Divulgação

Formado por oito integrantes — Anis de Flor (voz e percussão), Gabriel Rosa (voz e percussão), Natan Severino (cavaco e voz), Quincas Avelino (banjo e voz), Guilherme Góes (violão), Mirella Calixto (surdo e percussão), Lucas Inácio (pandeiro) e Gabriel Oliveira (tantã, atabaque e voz) —, o Samba da Búia é um encontro de vozes e instrumentos que celebram a vida, os encontros e a alegria.

Durante o último ano, o coletivo marcou presença em eventos importantes da cena cultural de Florianópolis, conquistando espaço com respeito e gratidão às gerações de sambistas que vieram antes. Agora, é hora de celebrar um ano de resistência e expansão com todos que acompanham o movimento — e também com quem ainda não o conhece.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.