• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Comércio e serviços dominam empregos formais em SC, com quase 2 milhões de vagas

Os setores de comércio e serviços concentram 65,3% das vagas dos empregos formais em SC, segundo a Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2023, divulgada recentemente pelo Ministério do Trabalho. Juntas, essas áreas somam quase 1,8 milhão de empregos, de um total que ultrapassa 2,7 milhões.

Setores de comércio e serviços somam quase 1,8 milhão de empregos, de um total que ultrapassa 2,7 milhões – Foto: Daniel Zimmermann/Reprodução/ND

Comparado a 2022, o número de empregos formais em SC nesses setores cresceu 4,7%, superando a média nacional de 3,9%. Esse avanço corresponde à criação de 81,1 mil novas vagas. Para Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC, os resultados destacam a relevância do setor terciário na economia catarinense.

“O comércio e os serviços são pilares da economia de Santa Catarina. Apesar de termos apenas 3,6% da população brasileira, somos responsáveis por 5,1% dos empregos nesses dois setores no país. Os números comprovam a força do estado”, ressalta Dagnoni.

Participação regional nos empregos formais em SC

Comércio e serviços dominam empregos formais em SC, com quase 2 milhões de vagas

A Grande Florianópolis lidera na geração de empregos formais em comércio e serviços, seguida pelo Vale do Itajaí – Foto: SECOM Itajaí/Divulgação

Entre as regiões catarinenses, a Grande Florianópolis lidera na geração de empregos formais em SC no comércio e serviços, com 28,4% das vagas. O Vale do Itajaí vem em seguida, com 25,2%, seguido pelo Norte Catarinense (16,4%), Oeste (14,5%), Sul (11,5%) e Região Serrana (3,9%).

O número de estrangeiros atuando no estado também segue em alta, com destaque para venezuelanos, haitianos, argentinos e cubanos, que representam pouco mais de 1% dos trabalhadores formais no comércio e serviços.

Entre os venezuelanos, o grupo mais expressivo, houve um aumento de 53% nas contratações em um ano, totalizando cerca de 12,7 mil profissionais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.