A criança de sete meses foi mantida refém pelo próprio pai no 10º andar. Para resgatá-la, os policiais do GATE executaram um plano de invasão por rapel. A criança de sete meses foi mantida refém pelo próprio pai no 10º andar.
Reprodução/Tv Globo
O Fantástico teve acesso a cenas exclusivas que mostram os bastidores de um dramático resgate de um bebê de sete meses, mantido refém pelo próprio pai no 10º andar de um prédio, em São Paulo.
A operação foi conduzida pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar e teve momentos de muita tensão e estratégias complexas para garantir a segurança da criança.
O pai, Gabriel Balbino, que já tinha antecedentes criminais por furto e roubo, se trancou no apartamento e se recusou a abrir a porta para os policiais. Ele estava armado com uma faca.
O capitão Pedro, do GATE, destacou a dificuldade de negociar com pessoas em surto. “Esses são um pouco mais difíceis de conseguir negociar”, afirmou.
A equipe tentou várias abordagens, incluindo ligações de vídeo para verificar a condição do bebê.
Durante a negociação, dois policiais estavam no apartamento acima, tentando observar a posição de Gabriel, enquanto seis policiais aguardavam a ordem para invadir o local. Do outro lado da rua, havia um sniper que mantinha Gabriel na mira, pronto para agir se necessário.
A principal missão do sniper era monitorar os movimentos do pai e fornecer informações em tempo real para o gerente de crise.
“A neutralização do alvo é a última opção”, explicou o sniper.
A negociação era a prioridade, mas a equipe estava preparada para intervir caso a situação piorasse.
Após duas horas e meia de tentativas de negociação, o advogado de Gabriel foi chamado para ajudar, mas ele ainda se recusava a abrir a porta.
Foi então que a equipe do GATE executou um plano de invasão por rapel. Um dos policiais desceu pela lateral do prédio e conseguiu resgatar o bebê, que foi imediatamente examinado por paramédicos e está bem.
Gabriel foi levado para a delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência por violência doméstica e lesão corporal. A mãe do bebê prestou depoimento, mas não quis comentar o caso.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.