• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Tributo ao tenente-brigadeiro do Ar Marcus Herndl: vida de excelência a serviço do Brasil

Por Ricardo Sayeg*

Inauguração do Salão Histórico da Base Aérea de São Paulo (BASP)Reprodução Instagram

Aos 9 de dezembro de 2024, estive no Museu da Aeronáutica, na Base Aérea junto ao aeroporto de Cumbica, a fim de conhecer e visitar uma ala integralmente dedicada ao Tenente Brigadeiro do Ar Marcus Herndl, Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Vice-Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e Ministro do Superior Tribunal Militar. Foi maravilhoso. Parabéns à linda família.

A memória deste excepcional brasileiro realmente tem que ser preservada; porém, não apenas para o justo orgulho e honra de sua maravilhosa família, sua esposa, filhos Leônidas e Marcus, meus queridíssimos amigos pessoais, noras, netos e netas, pessoas fantásticas; mas para ser exemplo e inspiração aos nossos jovens brasileiros, que andam tão carentes de paradigmas e referências.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcus Herndl deixa um legado de dedicação, excelência e patriotismo.

Nascido em 1938, ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1956, formando-se oficial em 1958. Sua trajetória é marcada por uma carreira brilhante, onde desempenhou papéis de liderança nas áreas de defesa, planejamento estratégico e diplomacia militar, culminando em sua atuação como ministro do Superior Tribunal Militar (STM).

Fez uma carreira brilhante na FAB. Ao longo de sua jornada Marcus Herndl ocupou postos de destaque que contribuíram significativamente para a defesa e segurança do Brasil.

Foi uma figura chave na concepção e construção da Base Aérea de Anápolis, marco estratégico para a defesa do espaço aéreo brasileiro.

Não bastasse, sua expertise foi essencial como assessor-chefe da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional e como Secretário da Comissão de Coordenação da Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro.

No Estado-Maior da Aeronáutica, Herndl foi responsável por setores estratégicos.

Cargos que demonstram sua capacidade de gestão e sua visão estratégica, atributos que determinaram sua valiosa contribuição para a modernização e eficiência das operações da FAB.

O legado de Herndl também ultrapassou as fronteiras do Brasil. Atuou como Adido das Forças Armadas junto à Embaixada do Brasil no Panamá, fortalecendo os laços de cooperação entre as nações. Foi Diretor Honorário em Residência da Inter-American Air Force Academy e presidiu o Conselho Supervisor do Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas, sendo peça-chave na integração das forças aéreas do continente.

Com mais de 5.500 horas de voo em 21 tipos de aeronaves, ele acumulou conhecimento prático e técnico, consolidando-se como uma referência nacional na aviação militar.

Superior Tribunal Militar (STM)

Em 15 de março de 2000, Marcus Herndl tomou posse como ministro do Superior Tribunal Militar, coroando uma carreira marcada pelo compromisso com a pátria e a justiça.

Durante a magistratura, que se estendeu até 2007, integrou comissões que trataram de temas fundamentais para a Justiça Militar, promovendo avanços no tribunal. Sua atuação como magistrado foi pautada pela integridade e pelo profundo conhecimento das forças armadas.

Herndl foi membro eleito da Academia Brasileira de Engenharia Militar.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Marcus Herndl faleceu em 8 de março de 2023, aos 85 anos, deixando saudades e um exemplo inestimável de serviço ao Brasil.

Sua trajetória é uma prova de que a dedicação e o amor à pátria podem transformar instituições e fortalecer a identidade de uma nação.

Seu legado é uma combinação de liderança, visão estratégica e dedicação à pátria, valores que inspiram as futuras gerações.

Seu nome será eternamente lembrado como símbolo de honra, patriotismo e compromisso com os mais altos valores da Justiça e da Defesa Nacional.

* Ricardo Sayeg é jornalista; professor Livre-Docente; doutor e mestre em Direito. Presidente da Comissão Nacional Cristã de Direitos Humanos do FENASP e imortal da Academia Paulista de Direito e da Academia Brasiliense de Direito; e comandante dos Cavaleiros Templários Guardiões do Graal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal iG

Adicionar aos favoritos o Link permanente.