Iniciativa da Universidade Federal do Tocantins prevê a participação de outras duas universidades federais no programa. Dessa forma, os alunos que fizeram a prova do Exato, poderão usar as notas para tentar entrar nas instituições. IFTO campus de Araguatins
Divulgação/IFTO
A Universidade Federal do Tocantins está negociando com outras duas instituições federais para adesão ao Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato). O programa que é uma espécie de “Enem do Tocantins” com menos questões, que busca facilitar a entrada de estudantes em cursos superiores. As tratativas são feitas com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Neste domingo (15), a UFT irá aplicar as primeiras provas do Exato. Pela manhã serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a prova de redação, com quatro horas de duração.
Durante a tarde as provas serão das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com três horas de duração.
Os alunos poderão utilizar as notas para a seleção do primeiro semestre de 2025 e para concorrer as vagas remanescentes do vestibular e do Sisu. As provas serão aplicadas nos câmpus da UFT em Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional.
LEIA TAMBÉM
UFT lança exame para selecionar alunos e substituir o vestibular; veja como vai funcionar
Novo plano de carreira para professores estaduais prevê salários de quase R$ 15 mil
Governador decreta ponto facultativo em datas que antecedem Natal e Ano Novo; servidores terão 10 dias de folga
Como funciona o Exato?
O Exato é semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com relação as divisões dos conteúdos. Sua diferença está no número de questões e tempo de prova. Enquanto o Enem tem ao todo 180 questões, a ExaTO terá 72.
“A exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exato não é um processo seletivo em si, mas uma prova de habilitação cujas notas poderão ser utilizada pelos participantes em diversos certames. Os interessados poderão participar de diferentes edições para tentar melhorar seu desempenho”, explicou a UFT.
Campus da UFT em Palmas
UFT/Divulgação
Com o avanço da adesão das universidades ao Exame do Tocantins, a UFT pretende substituir o vestibular e as provas de processos seletivos complementares pelo Exato. Também está prevista a possibilidade de ingresso de estudantes como alunos especiais em disciplinas específicas.
Esta será uma oportunidade para que alunos do ensino médio possam experimentar os cursos de graduação da universidade antes da entrada efetiva na UFT.
Segundo a universidade, outros processos seletivos como Enem, SISU e sistema de cotas para admissão de alunos serão mantidos, mesmo com a aplicação do Exato.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.