A pequena cidade de SC, que já é muito reconhecida no setor do turismo, segue se destacando. Desta vez, Pomerode se tornou o destino turístico do Brasil com mais atrativos reconhecidos como sustentáveis.
Seis empresas da cidade receberam, neste mês de dezembro, o selo internacional Good Travel Seal, da fundação holandesa Green Destinations. O número de certificados já supera o da Praia da Pipa, do Rio Grande do Norte, que tem cinco, e deve aumentar nas próximas semanas.
Para alcançar essa certificação, as empresas de Pomerode participaram de um extenso treinamento ministrado por consultores da organização. Foram cinco meses de encontros, entre fevereiro e julho, e mais de 40 horas de conteúdo sobre tópicos como acessibilidade, eficiência energética e clima, gestão de resíduos, água, poluição e incômodo, natureza, patrimônio cultural, e alimentos e bebidas.
Participaram do curso cerca de 30 negócios turísticos de Pomerode, como parques, hospedagens, restaurantes, fábricas e lojas de artesanato. O grande destaque é para as duas casas na Rota do Enxaimel, que conquistaram o Selo Prata. São elas a pousada Casa Wachholz e a Casa Siewert.
Rota do Enxaimel
Em março deste ano, a Rota do Enxaimel já havia sido certificada como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo pela Green Destinations.
O selo para o roteiro, que preserva 50 casas enxaimel e as características de um bairro tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), foi na categoria Prata.
Em outubro, a Rota também foi incluída na lista das 100 melhores iniciativas de turismo sustentável do mundo (Top 100 Good Practice Stories), também elaborada pela Green Destinations.