Corredores ecológicos são áreas que interligam duas partes da mata nativa, que ficariam separadas por conta das plantações. Propósito é criar a possibilidade de animais se deslocarem de um local para o outro. Corredores ecológicos protegem fauna e flora
TV TEM/Reprodução
Os agricultores do interior de São Paulo estão adotando uma nova prática chamada ”corredor ecológico”, que são áreas destinadas à preservação da natureza. Por conta disso, faunas nativas estão sendo preservadas e coexistindo com as produções agrícolas.
Os corredores ecológicos são áreas que interligam duas partes da mata nativa, que ficariam separadas devido às plantações. O objetivo é que os animais possam se deslocar de uma área para outra.
Em uma das maiores fazendas de plantação de laranjas, os corredores foram criados desde o início do local, ou seja, estão ativos há 40 anos. Dos mais de 8 mil hectares da fazenda, quase 3 mil são apenas de mata, entre reservas legais e áreas de preservação permanente.
Em uma fazenda de eucaliptos de Bauru (SP), os corredores foram criados há pouco tempo. No local existiam vários pés de eucaliptos, mas foram retirados para dar espaço aos corredores. Estão sendo plantados 8 mil mudas, que daqui alguns anos vão crescer e se transformar na casa e na passagem de diversas espécies de animais.
Para os ambientalistas, os corredores ecológicos são fundamentais para a proteção das espécies. Por isso, é de extrema importância que outros agricultores adotem essa ideia para preservar a fauna do país.
Veja a reportagem exibida no programa em 15/12/2024:
Corredores ecológicos protegem fauna e flora
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo