• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Do chiqueiro à usina: Indústria de Santa Catarina quer produzir biogás com fezes suínas

O Hub de Descarbonização da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) quer produzir biogás com fezes suínas. O projeto foi apresentado em reunião da diretoria nessa sexta-feira (13) e promete converter 100% dos dejetos dos porcos de Santa Catarina em dez anos.

FIESC quer produzir biogás com fezes suínas

Fiesc quer produzir biogás com fezes suínas – Foto: Wenderson Araujo/ND

Fiesc promove projeto piloto para produzir biogás com fezes suínas

Em princípio, a Fiesc realizará testes com 40 suinocultores, contando com o apoio de agroindústrias, fornecedores de equipamentos, financiadores e empresas compradoras de energia e biometano.

A iniciativa de produzir biogás a partir das fezes de porco foi apresentada pelo gerente-executivo de Inovação e Tecnologia Maurício Pauletti, nesta sexta, durante a reunião da diretoria da Fiesc.

Gerente-executivo Maurício Pauletti apresenta projeto de converter fezes em biogás

Gerente-executivo Maurício Pauletti apresenta projeto de produzir biogás com fezes suínas- Foto: Felipe Scotti/FIESC/ND

Segundo Pauletti, o projeto cria soluções para reduzir o efeito estufa de forma economicamente sustentável. O grupo visa indicar modelos de gestão, fontes de fomento, fornecedores e formas de comercialização da energia gerada para cada suinocultor, apresentando planos de negócio personalizados.

O que é biogás?

O biogás é uma forma sustentável de gerar energia, proveniente da transformação de dejetos animais e restos de alimentos, produzindo energia limpa.

De acordo com Airton Kunz, pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), todo material biodegradável que pode ser utilizado como alimento pelos microrganismos tem potencial para gerar biogás.

Usina de biogás em Videira, na Granja São Roque – Foto: Leandro Leite

Adicionar aos favoritos o Link permanente.