Data, que homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, contou com diversas atividades em reconhecimento aos feitos da instituição, no 9º Distrito Naval. Marinha do Brasil comemora o Dia do Marinheiro em Manaus
g1 AM
A Marinha do Brasil celebrou, nesta sexta-feira (13), o Dia do Marinheiro com uma solenidade especial, no 9º Distrito Naval, localizado no Centro de Manaus. A data, que homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha, contou com diversas atividades em reconhecimento aos feitos da instituição.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante João Alberto de Araujo Lampert, destacou a importância de celebrar o Dia do Marinheiro.
“É importante que, todo ano, todos os marinheiros celebrem essa data, valorizando os princípios de abnegação, honra e amor à pátria e à Marinha, que são os valores da instituição e que nos fortalecem”, disse.
Uma das principais homenagens durante a cerimônia foi a entrega da Medalha Mérito Tamandaré, concedida à autoridades, instituições e personalidades civis e militares, que prestaram serviços relevantes na divulgação e no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.
Neste ano, entre os homenageados estavam o secretário de Estado Chefe da Casa Militar do Governo do Amazonas, coronel da Polícia Militar Fabiano Bó, e o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, que agradeceu a medalha.
“Eu só tenho a agradecer pela homenagem, mas, sobretudo, pelos relevantes serviços que a Marinha presta ao Amazonas e à Amazônia. E faço isso na figura do Almirante Lampert, o seu comandante”, afirmou. Serafim também aproveitou para parabenizar a instituição pelo trabalho realizado durante a severa seca que atingiu o estado no ano passado.
Além disso, a solenidade contou com homenagens ao Almirante Tamandaré, com o içamento da bandeira do pavilhão, uma salva de 19 tiros pelo Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia”, fundeado no Rio Negro, e uma apresentação do “Exórdium de Tamandaré” pela Banda de Música dos Fuzileiros Navais.
Também houve desfile militar em continência ao Comandante do 9º Distrito Naval e sobrevoo de aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, carregando a bandeira nacional.
Marinha do Brasil comemora o Dia do Marinheiro em Manaus
g1 AM
Marinha do Brasil comemora o Dia do Marinheiro em Manaus
g1 AM
Comandante do 9º Distrito Naval, vice-almirante João Alberto de Araujo Lampert fazendo a entrega da Medalha Mérito Tamandaré a Serafim Corrêa
g1 AM