O ouro azul brasileiro pode se tornar um ponto chave no mercado global, atraindo investimentos e impulsionando inovações tecnológicas. Com as reservas do recurso em destaque, o país se prepara para desempenhar um papel fundamental no futuro das tecnologias sustentáveis. Entenda!
Ouro azul presente no Brasil é muito importante e atrai investidores de todo o mundo
O cobalto, muito conhecido popularmente como ouro azul, é um ponto importantíssimo para o desenvolvimento de novas tecnologias e a transição para energias limpas.
De acordo com o portal Ecycle, o ouro azul possui “propriedades magnéticas similares às do ferro e do níquel. Ele é relativamente raro e ocorre na natureza associado a outros minérios, como prata, chumbo e cobre. De modo geral, o cobalto é um elemento químico essencial para vários seres vivos, incluindo os humanos. Entretanto, ele pode se tornar tóxico em altas concentrações”.
O cobalto pode ser utilizado em baterias de lítio, tintas, airbags e até mesmo no tratamento de câncer, segundo o portal Ecycle. De acordo com dados da ANM (Agência Nacional de Mineração), o Brasil possui uma reserva de 70 mil toneladas de cobalto, colocando o país em 9ª posição no ranking de reserva mundial.
O Brasil, por ter grandes reservas de cobalto, pode ajudar a suprir a crescente demanda global. Segundo o Ministério de Minas e Energia, no Brasil, as reservas se encontram, principalmente, nos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.