O Selo Segurança Sem Preconceito, da Fenavist (Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores), reconhece e valoriza empresas comprometidas com a diversidade, inclusão e combate a qualquer forma de discriminação. Mais do que um símbolo de boas práticas, representa um compromisso real com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Num setor que lida diretamente com a segurança e proteção de pessoas, ter equipes alinhadas a valores de respeito e igualdade é fundamental. O selo reflete a importância de proporcionar um ambiente de trabalho onde todos, independentemente da raça, gênero, religião, orientação sexual ou qualquer outra característica, sejam tratados com dignidade e equidade.
ORCALI é uma das empresas com o selo
A empresa catarinense ORCALI, referência em serviços de vigilância e facilities, é uma das empresas que já obtiveram a certificação. A empresa foi reconhecida com o selo no Paraná em dezembro de 2022 e em Santa Catarina em agosto de 2023.
“Esse reconhecimento reflete o compromisso contínuo da empresa em promover um ambiente inclusivo e igualitário, alinhado aos valores que sempre nortearam suas práticas”, diz a coordenadora de compliance, governança e conformidade corporativa da ORCALI, Ana Cláudia Righetto.
“Esse certificado é fruto de um esforço diário por um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo. Vivemos num país onde o preconceito ainda se manifesta de diversas formas, desde os altos índices de feminicídio e violência contra a comunidade LGBTQIA+, até o racismo que pode ser tanto explícito quanto disfarçado”, ressalta a coordenadora.
Para a coordenadora, tanto cidadãos, quanto empresas não podem aceitar que as desigualdades persistam. “Na ORCALI, com nossos 5.000 colaboradores, entendemos que cada ação reflete em milhares de famílias e na sociedade como um todo. Por isso, fazemos questão de cumprir nosso papel social, reafirmando que aqui o preconceito não tem espaço. Esse compromisso não é apenas necessário, mas é um dos valores fundamentais que nos guiam”, declara Ana.
O diretor presidente da ORCALI, Alfredo Ibiapina, também reforça o compromisso da empresa com a diversidade: “A ORCALI se orgulha de ser uma empresa que promove um ambiente inclusivo e acolhedor, onde cada indivíduo é valorizado pelo que é, independentemente de sua origem, gênero, orientação sexual, raça, religião ou qualquer outra característica pessoal. A diversidade é um ativo valioso, que impulsiona a inovação, a criatividade e o crescimento, e temos consciência de que nossas ações reverberam em milhares de famílias e comunidades”, afirma Ibiapina.
O diretor da ORCALI também acredita que a conquista do Selo Segurança Sem Preconceito reafirma o compromisso da empresa como agente de transformação social e como um exemplo no setor de segurança e serviços.
“O preconceito, infelizmente, é uma barreira que prejudica não apenas os indivíduos que são alvo dele, mas também a coletividade como um todo. Quando permitimos que o preconceito permeie nosso ambiente de trabalho, estamos limitando as perspectivas e a riqueza de ideias que poderiam florescer em uma atmosfera realmente inclusiva”, declara o diretor presidente da ORCALI. “A jornada rumo à igualdade e à diversidade pode não ser fácil, mas tenho plena confiança de que, como equipe unida, podemos superar desafios, vencer preconceitos e pavimentar o caminho para um futuro mais justo e promissor”, completa.
A importância do selo para a sociedade
O Selo Segurança Sem Preconceito tem impacto que vai além das empresas certificadas. Ele estabelece um padrão de conduta para o setor de segurança e serviços e influencia positivamente outras organizações a adotarem políticas inclusivas. Ao promover o respeito mútuo e combater atitudes discriminatórias, o selo contribui para ambientes de trabalho mais saudáveis e para a construção de uma sociedade mais igualitária.
“A conquista do selo pela ORCALI reafirma seu papel como agente de transformação social, mostrando que o respeito à diversidade não é apenas uma responsabilidade, mas uma prática essencial. Este reconhecimento também inspira outras empresas a seguir o exemplo e destaca o papel da inclusão como motor de crescimento e inovação. Juntos, com iniciativas como esta, construímos um futuro mais inclusivo e sem preconceitos”, destaca a coordenadora Ana Cláudia.