Comum nas casas e nos apartamentos brasileiros, a combinação de sofá, poltronas e mesa de centro é prática, mas pouco inspiradora para quem deseja uma sala moderna. Com a constante evolução da arquitetura, as tendências vão se adaptando às mudanças nos hábitos e nas necessidades das pessoas. Assim, o combo tradicional já não é mais regra.
Como criar uma sala moderna
“Eu gosto da mistura sem uma regra. Decorar a sala com móveis combinando é para pessoas preguiçosas e com medo. Na mistura está o risco e o sucesso”, enfatizou o designer de interiores, Erico Navazo, à revista espanhola de arquitetura, Interiores.
Para uma sala moderna, o segredo é brincar com os tamanhos, acabamentos, texturas e cores, personalizando o ambiente. Se sua sala for ampla, você pode optar por um sofá grande e completar o espaço com poltronas, mas opte por modelos que fogem do convencional. Se os metros quadrados são limitados, o clássico “menos é mais” geralmente funciona bem para decorar salas.
Além disso, não tenha medo também de misturar uma peça nova com algo que você já tem em casa. As peças vintage, com uma história por trás, sempre funcionam na decoração da sala.
Outra opção é criar um espaço para o conforto. Com o tempo, os hábitos familiares mudaram significativamente e hoje já não é comum que todos se juntem para assistir TV. A sala pode ser personalizada e, ao invés de poltronas, escolher um chaise longue para relaxar, ler e até mesmo trabalhar pode ser o que falta para que você tenha uma sala moderna.
No fim das contas, o segredo para uma sala moderna e funcional está em se afastar do óbvio e explorar as possibilidades que os espaços oferecem. Misturar estilos, materiais e, até mesmo, móveis de diferentes épocas, cria uma atmosfera única e personalizada, que reflete a personalidade de quem habita o ambiente.
Seja para quem gosta de ousar nas combinações ou para quem busca conforto e praticidade, o importante é que a decoração seja uma extensão de quem você é, respeitando os hábitos e as necessidades do dia a dia. Não tenha medo de arriscar, é na diversidade que está a verdadeira beleza de um espaço moderno.