KAZUHIRO NOGI
A cidade de Tóquio planeja oferecer creches gratuitas para crianças em idade pré-escolar a partir de setembro, como parte dos esforços para promover a taxa de natalidade no Japão, anunciou a governadora da capital japonesa.
A medida visa reduzir a carga financeira das famílias, ampliando ao primogênito a política atual de creche gratuita para o segundo filho e os filhos subsequentes.
Muitos países em desenvolvimento registram baixas taxas de natalidade, mas o problema é particularmente grave no Japão, onde a população está em declínio há anos.
“O Japão vive uma crise devido ao declínio da quantidade de crianças”, disse a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, ao anunciar o plano.
“Não há tempo a perder para abordar o problema”, acrescentou, antes de recordar o alerta de várias autoridades sobre uma crise demográfica iminente.
A imprensa japonesa afirma que a medida em Tóquio, uma das maiores cidades do mundo com 14 milhões de habitantes, é a primeira do tipo para uma região do país.
Koike disse há algumas semanas que pretende estabelecer a opção de semana de trabalho de quatro dias para funcionários do governo em Tóquio, como forma de promover a paternidade.
O Japão tem a segunda população mais envelhecida do mundo, depois de Mônaco, e enfrenta uma crescente escassez de mão de obra devido às regras migratórias severas do país.
Koike, ex-ministra e ex-apresentadora de televisão, governa Tóquio desde 2016.