De Pontal (SP), Hugo nasceu com piebaldismo, condição genética rara que causa perda de melanócitos na pele e no cabelo. Mãe, que tem a mesma condição, conta que previu característica do filho em sonho. Bebê que nasceu com piebaldismo chama a atenção em cidade do interior de SP
O pequeno Hugo virou sensação entre os moradores de Pontal (SP) desde que nasceu com as mechas brancas no cabelo há um mês. “Ele vai brilhar muito, ele já nasceu brilhando e ele vai brilhar muito na vida”, afirma, orgulhosa, a mãe, a designer de sobrancelhas Morgana Maria dos Santos, de 30 anos.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A característica especial, que rendeu até um topete ainda enquanto o menino estava na maternidade, se deve a uma condição rara chamada de piebaldismo ou albinismo parcial.
Morgana dos Santos nasceu com piebaldismo, assim como o filho Hugo, de um mês, em Pontal (SP)
Serginho Oliveira/EPTV
Ela provoca a perda de melanócitos, células que produzem pigmentos na pele e no cabelo, tem origem genética e muitas vezes é confundida, de modo equivocado, com o vitiligo – que, entre outras diferenças, pode ter outras causas e pode aumentar com o passar dos anos.
“Acontece essa falta de pigmento muitas vezes na região frontal da face, principalmente no início do couro cabeludo, formando uma mecha branca na região, falta de pigmento em algumas regiões próximas ao couro cabeludo e, além disso, essa mancha branca pode surgir em outras regiões”, explica a farmacêutica esteta Silvia França.
Do sonho ao nascimento
Morgana também nasceu com mechas brancas e manchas na pele, assim como a avó, a mãe e os irmãos e, ainda criança, lidou com comentários maldosos, mas aprendeu a amar a condição e agora quer que isso se estenda para o bebê que acaba de nascer.
“Não dou mais atenção a certos comentários, realmente é uma coisa diferente e só aconselho as pessoas a não fazerem bullying, eu vou lutar muito para que seja diferente com meu filho.”
Depois que o primeiro filho Gustavo nasceu sem piebaldismo, ela não esperava que esse traço viria manifestado em Hugo. Isso, até ter um sonho, meses antes do parto dele.
“No sonho a enfermeira me entregava um bebê, com cabelo bem pretinho, aí eu falava ‘não, esse não é meu’. A enfermeira falava assim: ‘é seu sim, olha a mecha branca no cabelo dele’. E aí eu falava ‘nossa, é meu mesmo, não tem como confundir'”, relata.
Hugo nasceu com mechas brancas e virou sensação em Pontal (SP)
Serginho Oliveira/EPTV
Em novembro, Hugo nasceu exatamente como Morgana esperava e virou celebridade na maternidade. “A enfermeira falou ‘o menino veio exatamente como você contou no seu sonho, ele tem a mecha branca’. Na hora eu comecei a chorar, não parava mais de chorar, foi bem emocionante.”
Desde então, por onde passa, o menino chama atenção e arranca elogios e perguntas. “Paravam e falavam: ‘gente, é natural? Que coisa mais linda, é um charme. Esse topete são vocês que fazem? Não, ele nasceu assim, é só pentear o cabelo dele que já fica”, relata Morgana.
Com um início tão festejado, tudo que a mãe deseja é que o filho cresça feliz, entenda e admire a condição com que veio ao mundo, como algo muito especial.
“Na hora que o médico viu, ele falou: ‘nunca vi algo igual, ele é uma criança diferente, parece que Deus pintou ele com o pincel, fez essa mecha’. (…) Que ele se ame e ame as manchinhas dele, que não se importe com comentários, que ele seja muito feliz”, diz.
Morgana dos Santos, de 30 anos, e o filho Hugo, com um mês de vida, que chama atenção pelas mechas brancas no cabelo
Serginho Oliveira/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEO: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
D