• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Parkinson: instituição de SC reforça importância das atividades físicas no tratamento da doença

Conscientizar sobre a importância de praticar atividades físicas durante o tratamento de Parkinson é um dos principais trabalhos oferecidos pela Stabile (Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano), em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Desde seu lançamento, no dia 8 de novembro de 2023, a instituição beneficente vem ajudando cerca de 90 pessoas diagnosticadas da Amrec (Associação de Municípios da Região Carbonífera).

Pacientes diagnosticados com parkinson podem contar com as atividades físicas para o tratamento adequado da doença

Stabile busca conscientizar a população sobre a importância do exercício físico no tratamento da Doença de Parkinson – Foto: Divulgação/Stabile/ND

Stabile busca parcerias especializadas

Para incentivar a prática de atividades físicas na rotina dos pacientes com a doença de Parkinson, a Stabile procura desenvolver parcerias com instituições especializadas, como a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), por meio do projeto ProPark. O auxílio de Academias Multidisciplinares também motiva e fortalece a importância desta indicação médica.

Segundo o vice-presidente do Núcleo de Apoio ao Parkinsoniano, Pedro Carlos Mendes, praticar atividades físicas com a ajuda de médicos especializados contribui para retardar a progressão da doença de Parkinson. Os principais benefícios estão na diminuição da rigidez muscular e na lentidão dos movimentos.

“Eu tenho o diagnóstico de Parkinson há oito anos. Após passar por uma avaliação médica, devido às atividades físicas e à dedicação em todas as terapias disponíveis, atualmente, estou entre o grau dois e três da doença. Neste momento, apresento uma situação moderada, sendo bem satisfatória para meu estado”, contou o vice-presidente.

Pedro Carlos Mendes, vice-presidente da Stabile, é diagnosticado com a Doença de Parkinson há oito anos

Pedro Carlos Mendes, vice-presidente da Stabile – Foto: Divulgação/Stabile/ND

Bem-estar e qualidade de vida

Segundo o fisioterapeuta, Carlos Victor Perim Rigobello, o recomendado é que a prática das atividades físicas sejam realizadas de duas a três vezes por semana. O ideal é que os pacientes tenham, inicialmente, o diagnóstico de um neurologista para saberem qual a atividade mais indicada para seu estágio da doença, além dos medicamentos para auxiliar neste processo.

“Mesmo sendo recomendado de duas a três vezes na semana, nada impede que os pacientes realizem a prática de atividades físicas todos os dias. Porém, é preciso praticar exercícios variando entre leves e moderados, respeitando seus limites durante o acompanhamento na evolução do tratamento”, explicou.

As atividades físicas que ganham mais destaque, segundo Rigobello, são os exercícios de alongamentos e fortalecimento muscular, pilates e caminhadas diárias. Essas práticas ajudam no bem-estar e qualidade de vida, melhorando o condicionamento físico e a saúde cardiovascular.

Stabile conta com apoio de projetos como o Propark para o tratamento das pessoas diagnosticadas com Parkinson na região – Foto: Divulgação/Stabile/ND

“A Unesc, por meio do ProPark, possui um projeto específico para esses pacientes, onde realiza a prática de atividades físicas com o auxílio de acadêmicos do curso de Fisioterapia e fisioterapeutas responsáveis por esta iniciativa. Cada paciente é orientado a realizar atividades físicas com base na sua habilidade individual, garantindo resultados positivos e uma melhor qualidade de vida”, destacou o fisioterapeuta.

O projeto ocorre todas às segundas e quartas-feiras, das 15 às 16 horas. Já os atendimentos na Stabile são oferecidos segunda, quarta e sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia. Na terça e quinta-feira, o espaço funciona das 13h30 às 17 horas. O contato pode ser feito por meio do telefone (48) 99117-6287, pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais.

O espaço fica localizado na rua Anita Garibaldi, no 4° andar do Edifício Central, anexo ao camelódromo, no Centro de Criciúma.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.