Mais de 4,2 mil candidatos prestaram a prova presencial do Vestibular da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) no dia 1º de dezembro, em 14 cidades catarinenses. A instituição publicou o gabarito oficial na segunda-feira (9).
Os candidatos têm até às 19h desta terça-feira (10) para solicitar recurso quanto à redação e ao cartão-resposta. O gabarito está disponível no site do Vestibular da Udesc 2025.
Também é possível acessar o boletim de desempenho individual pela área do candidato, cujo login é feito pelo CPF. Este ano, o índice de abstenção do Vestibular da Udesc foi de 21,08%.
Os estudantes concorrem a 1.091 vagas distribuídas em 50 cursos de graduação presenciais e quatro EaD (Educação a Distância), ofertados em 13 centros de ensino da Udesc espalhados por Santa Catarina.
O Vestibular da Udesc contou com 50 questões objetivas de matemática, biologia, língua estrangeira (inglês ou espanhol), língua portuguesa e literatura brasileira, física, química, história e geografia.
Além disso, os candidatos realizaram a prova de redação no mesmo dia. Havia três opções de temas: “a problemática que envolve a seca no Brasil”; “as polêmicas relacionadas ao aborto, no Brasil, no que diz respeito a adotá-lo, ou não”; e “a influência que o tempo exerce em nossas vidas”.
Quais são os cursos mais concorridos no Vestibular da Udesc?
Confira os três cursos de graduação mais disputados em ampla concorrência, de acordo com as inscrições no Vestibular da Udesc 2025:
- Fisioterapia (54 candidatos por vaga)
- Design Gráfico (35,17 candidatos por vaga)
- Educação Física – Bacharelado (34,56 candidatos por vaga)
O Vestibular da Udesc conta com reserva de vagas para egressos de escolas públicas, candidatos pretos e pardos e pessoas com deficiência.
Como passar no Vestibular da Udesc sem fazer a prova?
É possível ser aprovado no Vestibular da Udesc 2025 sem ter realizado a prova presencial no dia 1º de dezembro. Isso porque a universidade também abriu processo seletivo por histórico escolar.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 15 de janeiro de 2025. A seleção é destinada aos candidatos que já se formaram no ensino médio ou equivalente até o fim do prazo de inscrição.
Nessa modalidade, são 664 vagas para 50 cursos de graduação presenciais e quatro EaD. Os candidatos serão classificados pela análise da média final de conclusão do ensino médio.