No próximo domingo (01), a apresentadora Claudete Troiano voltará à Record para fazer uma participação na transmissão especial da Record News do jogo entre Corinthians e Cruzeiro na Copinha Feminina.
Poucos sabem, mas Claudete foi a mulher pioneira na narração esportiva no Brasil. Ela é reconhecida pelo seu trabalho na Rádio Mulher nos anos 70. Na época, ela fez história ao ser a primeira mulher a narrar uma partida de futebol no Brasil, desafiando barreiras em uma época de resistência à presença feminina no jornalismo esportivo.
+ Acorda SBT! Record abre os olhos e passa a sondar Ana Furtado
“Acho a iniciativa maravilhosa, especialmente porque esta é apenas a segunda edição da Copinha e já recebe esse tratamento de uma rede como a Record News. É gratificante participar desse momento que envolve uma das equipes mais fortes do futebol feminino”, declarou a apresentadora, ao falar sobre o convite para participar da transmissão do campeonato como comentarista.
Ela ainda relembrou a sua trajetória, destacando o impacto de sua atuação como narradora: “Na época, eu não tinha noção da repercussão ou importância disso, era muito nova. Foi na década de 1970 e, hoje, vejo que nós, pioneiras, contribuímos muito para que o público se acostumasse com a voz feminina e também para que os cronistas esportivos enxergassem a mulher como alguém que entende de futebol, gosta de ir ao estádio e está presente em todos os aspectos do esporte”.
“Acho que nossa contribuição foi abrir portas para que as mulheres pudessem, no bom sentido, invadir esse mundo tão masculino”, completou a apresentadora.
+ Record bate o martelo e decreta o fim do Câmera Record, de Roberto Cabrini
Esse, vale dizer, será o retorno de Claudete Troiano à Record após quase 20 anos. Na emissora, entre os anos de 2000 e 2005, ela comandou o Note e Anote no canal. Também vale destacar que trata-se apenas de uma participação pontual, e a apresentadora não foi contratada pela emissora.
Na Record News, a transmissão da partida entre Corinthians e Cruzeiro pela Copinha Feminina terá além dos comentários de Claudete, a narração de Lucas Pereira e comentários de Ana Paula Oliveira. Já a apresentação será de Caique Resende. Julia Ballarini, por sua vez, ficará responsável pelas reportagens no gramado do campo.