• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Operação de forças de segurança explode portos clandestinos no Lago de Itaipu; VÍDEO


Ação tem objetivo de combate ao tráfico e ao contrabando na região da fronteira com o Paraguai; 12 pontos foram destruídos em dois dias de operação. Operação da polícia explode portos clandestinos no Lago de Itaipu
Uma operação integrada entre forças de segurança usou explosivos para destruir rotas e portos clandestinos usados por quadrilhas às margens do Lago de Itaipu em Guaíra, no oeste do Paraná. O objetivo é combater o tráfico e ao contrabando na região da fronteira com o Paraguai. Assista acima.
Em dois dias, foram 12 pontos anulados por uma força tarefa envolvendo a Polícia Federal (PF), a Polícia Civil (PC) e também a Polícia Militar (PM). A RPC acompanhou os trabalhos.
As bombas são colocadas em buracos na terra e acionadas por fogo – sem risco no transporte e no armazenamento. Quando explodem, criam crateras que impedem a passagem de veículos, por exemplo.
“Chegamos no 100% da nossa operação, que é dificultar a passagem. Aqui não tem mais jeito deles passarem, depois das crateras feitas, pra eles poderem acessar o lago e trazer contrabando do Paraguai e outras cidades” , explicou o especialista em explosivos Luércio Turra, do Grupo Tigre da Polícia Civil.
Especialista em explosivos Luércio Turra, do Grupo Tigre da Polícia Civil
Reprodução/RPC
A operação começa já na identificação e monitoramento de grupos criminosos. Um desafio que só no Paraná soma mais de 1.500 quilômetros de margem entre Guaíra e Foz do Iguaçu.
Nesta edição, a nona edição da Operação Importunos, um porto clandestino destruído no ano passado voltou a ser alvo das forças de segurança.
“A gente destruiu essa rota clandestina no ano passado. Aí eles abriram bem do lado fazaendo um desvio, e esse ano a gente vai destruir novamente. O trabalho é esse aí, monitorar a movimentação, a logística e restringir o acesso” explicou Cristiano Garolofo, chefe do Núcleo Especial de Polícia Marítima da PF (Nepom).
Cristiano Garolofo, chefe do Núcleo Especial de Polícia Marítima da PF (Nepom)
Reprodução/RPC
Operação de forças de segurança explode portos clandestinos no Lago de Itaipu
Reprodução/RPC
Segundo o delegado-chefe da PF, Pedro Turin, a ação faz parte de um plano estratégico ainda maior que leva a outras operações.
A ideia é que dificultar a logística das organizações criminosas, enquanto facilita o mapeamento desses grupos pelas forças policiais.
Além das bombas, a operação também conta com o uso de escavadeiras para destruir os locais clandestinos, como uma ligação de um porto com uma estrada rural.
Operação da polícia explode portos clandestinos no Lago de Itaipu
São por essas rotas que armas, drogas e contrabando de produtos viajam para outros lugares do Brasil.
“Pra gente conseguir chegar nesses locais com rapidez, já tendo informação que é um ponto muito crucial pro processo da missão, é demorado. Então muitas vezes o trabalho tem que ser de já estar in loco nos locais. O patrulhamento tem que ser continuo no local mesmo, no meio da mata”, ressaltou Voltolini, do Batalhão de Polícia de Fronteira da PM.
Voltolini, do Batalhão de Polícia de Fronteira da PM
Reprodução/RPC
LEIA TAMBÉM:
Adolescente tem parada cardiorrespiratória e morre após inalar desodorante aerossol em Foz do Iguaçu, diz polícia
Barbeiro no Paraná humaniza trabalho para atender crianças com autismo: ‘Sentimento enorme de gratidão’, diz mãe de cliente
Desembargador diz que Paraná tem ‘nível cultural superior’ ao das regiões Norte e Nordeste; veja vídeo
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Veja mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.