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Jovem de SC cria personagem que fará parte de Subway Surfers, o jogo mais baixado do mundo

A estudante Paola Batista Pinto, de 19 anos, conquistou destaque internacional ao vencer um concurso de criação de personagens para o famoso jogo Subway Surfers, o mais baixado para smartphones da última década, com mais de 1 bilhão de downloads. A acadêmica de Design de Animação Digital da Univille, em Joinville, criou a personagem Valentina, que será inserida no game em fevereiro de 2025.

Criação da jovem Paola para o jogo Subway Surfers  - Paola Batista Pinto/Divulgação/ND

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Criação da jovem Paola para o jogo Subway Surfers – Paola Batista Pinto/Divulgação/ND

Jovem de Jaraguá do Sul ganhou competição internacional do Subway Surfers - Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

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Jovem de Jaraguá do Sul ganhou competição internacional do Subway Surfers – Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

“Sempre gostei do jogo, e ver uma personagem minha nele é incrível. Espero que a Valentina represente bem o Brasil!”, destaca a jovem.

Inovadora e cheia de cor: a nova personagem do Subway Surfers

De Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, Paola explica que já havia participado de concursos anteriores do jogo, o que a ajudou a compreender o perfil de personagens desejado pela equipe de desenvolvedores.

Ao criar Valentina, inspirou-se no tema “Vândalo do Dia dos Namorados” para Subway Surfers, combinando elementos do grafite com a celebração do amor. “Para mim, o amor não tem só uma cor como o vermelho, então fiz uma personagem colorida”, afirma a jovem.

Valentina ganhou características marcantes, como um cabelo em formato de coração, no estilo black power rosa, e acessórios que remetem à arte do grafite, como latas de spray e calças manchadas de tinta. “O cabelo dela foi a primeira coisa que pensei, porque ele reflete confiança e alegria”, revela Paola.

Processo criativo

A criação de Valentina foi feita utilizando o aplicativo Krita em uma mesa digitalizadora. O desenho levou entre duas e três horas para ser concluído, mas o planejamento começou logo após o anúncio do desafio no Instagram do jogo. Sobre o nome da personagem, Paola conta que a escolha foi uma referência direta ao Valentine’s Day (Dia dos Namorados, em inglês), além de ser um nome popular no Brasil.

“Sei que vai demorar um pouco para vê-la no jogo, porque eles precisam modelar em 3D e fazer a animação. Mas estou muito ansiosa!”, disse a jovem. O anúncio oficial da vitória foi feito em 21 de novembro e gerou grande repercussão na família e na universidade onde estuda. “Minha mãe ficou mais feliz que eu! Só percebi a dimensão dessa conquista quando vi a repercussão no meu curso e entre os professores”, comenta, orgulhosa.

Reconhecimento acadêmico

A coordenadora do curso de Design, Fernanda Pozza da Costa, destacou a importância da conquista. “Tão jovem, já ter seu trabalho reverberando internacionalmente é motivo de orgulho! Que ela continue sua jornada pelo Design de Animação com sucesso e inspire outros acadêmicos a se aventurarem em iniciativas como essa”.

 

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