Vítimas mais recentes têm entre 52 e 82 anos. Saúde realizou mutirão de combate à doença em oito bairros no último sábado, mas 47,1% dos imóveis estavam inacessíveis. Mutirão contra a dengue em Campinas (SP)
Manoel de Brito/Prefeitura de Campinas
A Prefeitura de Campinas (SP) confirmou, nesta segunda-feira (25), mais cinco mortes por dengue, totalizando 84 vidas perdidas neste ano. Além disso, os casos confirmados chegaram a 120.593. Veja, abaixo, os detalhes sobre os óbitos.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
De acordo com a administração municipal, um registro de morte divulgado anteriormente foi excluído da lista após “a revisão de uma declaração de óbito indicar que uma mulher de 85 anos que procurou por assistência na rede privada da metrópole residia em outra cidade da região, onde foi infectada”.
As vítimas mais recentes são:
Homem, 82 anos, com comorbidades. Atendido na rede pública e morador da área de abrangência do CS Aeroporto. Início dos sintomas em 20 de maio e o óbito ocorreu em 6 de junho.
Mulher, 60 anos, com comorbidades. Atendida na rede privada e moradora da área de abrangência do CS São Domingos. Início dos sintomas em 22 de abril e o óbito ocorreu no dia 26 do mesmo mês.
Homem, 72 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS Figueira. Início dos sintomas em 23 de junho e o óbito ocorreu no dia 29 do mesmo mês.
Homem, 52 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS São Bernardo. Início dos sintomas em 13 de maio e o óbito ocorreu no dia 19 do mesmo mês.
Homem, 71 anos, com comorbidades. Atendido na rede privada e morador da área de abrangência do CS Centro. Início dos sintomas em 23 de maio e o óbito ocorreu em 12 de junho.
Em nota, a prefeitura lamentou as mortes e disse se solidarizar com as famílias. “O desfecho óbito depende de fatores como procura precoce por atendimento em saúde, manejo clínico adequado e fatores individuais do paciente, como possíveis doenças preexistentes”, complementou.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Mutirão
No último sábado (23), a Secretaria de Saúde de Campinas (SP) realizou um mutirão de combate à dengue em oito bairros da metrópole. Agentes de saúde visitaram residências em busca de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, e orientaram moradores.
Os bairros visitados incluem:
Parque Oziel
Gleba B
Jardim Monte Cristo
Jardim do Lago 2
Jardim Santa Cruz
Jardim Bandeiras 1 e 2
Jardim São José
Segundo a prefeitura, o trabalho reuniu 200 pessoas, incluindo agentes de saúde, voluntários e funcionários de uma empresa terceirizada. Ao todo, 47,1% dos imóveis estavam inacessíveis por estarem fechados, desocupados ou por impedimento de moradores.
❗ A melhor forma de prevenir a proliferação do mosquito é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas