• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dor no ciático? Teste simples para saber se o nervo está inflamado

A temida dor no ciático tira o sono de muitas pessoas. Ela acontece quando esse nervo, o maior do corpo humano, está inflamado. Assim, a dor pode até irradiar da coluna para as pernas. Um teste simples de fazer pode ajudar a identificar se o problema, de fato, é no ciático.

O fisioterapeuta Alexandre Mota ensina uma técnica rápida para identificar se o nervo ciático está inflamado ou não e se ele é a origem do problema.

– O melhor teste que conheço para saber se o seu nervo ciático está inflamado ou se essa dor vem do piriforme, de outro músculo ou até da hérnia de disco. Dor na coluna que desce para o bumbum, desce para a perna já parece com ciática, não é? – inicia o fisioterapeuta.

– Mas essa dor não precisa ser do nervo, ela pode ser uma falsa ciática. E aí essa dor vem de alguns músculos, como piriforme, quadrado lombar, pode vir de ligamentos, pode vir das articulações e pode vir até da hérnia de disco, mas felizmente tem um teste fácil para identificar se o problema está no ciático ou não – completa.

Dor no ciático?

O teste para identificar se é dor no ciático consiste em se sentar na ponta da cadeira ou de um sofá, curvar a coluna olhando para a frente e encostar o queixo no peito. Depois, estender a perna devagar, com os dedos dos pés apontando para o teto. Procurar o limite da dor – antes da dor começar.

Dor no ciático? Teste para identificar se o nervo está inflamado

Fisioterapeuta Alexandre Mota ensina técnica simples de fazer – Foto: Reprodução Vídeo

Daí, manter a posição da perna e olhar para a frente. Caso a dor tenha diminuído, o ciático está inflamado. Caso contrário, o ciático não está causando esse quadro de dor. Assista ao vídeo para ver a técnica com mais detalhes e como fazê-la em casa.

* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.