O clássico entre Avaí e Figueirense no Campeonato Catarinense 2025 terá a presença das duas torcidas. À reportagem do Jornal ND, o promotor Wilson Paulo Mendonça Neto, da 29ª Promotoria de Justiça da Capital, confirmou que o principal clássico do Estado irá ocorrer com torcedores das duas equipes.
Em fevereiro deste ano, o Ministério Público de Santa Catarina recomendou que todos os clássicos entre Avaí e Figueirense em 2024 teriam de ser disputados com torcida única, decisão que foi acatada na época pela Federação Catarinense de Futebol e contestada pelos clubes. Na época, o promotor justificou:
“O MPSC, aceitando a recomendação da PMSC, recomendou à FCF a implementação da torcida única para as duas próximas partidas de clássico na Capital catarinense, independente do campeonato, realizadas no ano de 2024. Se vierem a acontecer, o MPSC recomenda que a FCF não permita a entrada dos torcedores visitantes em vista da violência nos últimos jogos”, afirmou o promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto.
No entanto, o promotor afirmou à reportagem que “para 2025 será avaliado a depender da evolução da violência e sua incitação nos jogos”. Com isso, a partida do próximo estadual poderá ocorrer com os dois torcedores. Como a cada ano muda o mando de campo e o clássico de 2024 foi no Estádio Orlando Scarpelli, o jogo da competição do ano que vem será na casa do Leão.
Registros de violência no clássico
No clássico disputado no Scarpelli, houve registros de brigas entre torcedores antes e após a partida, com imagens que ganharam o país pela correria nas ruas próximas do estádio. Em 2023, na Ressacada pela Copa Santa Catarina, houve confusão.
A partida, que terminou com vitória do Leão por 1 a 0, teve um confronto fora do estádio, próximo ao setor D, minutos antes de a bola rolar. Nas imagens, torcedores utilizam foguetes, pedras e cadeiras na briga.