• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Ucrânia pede ajuda de aliados por sistemas de defesa para enfrentar míssil hipersônico russo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta sexta-feira (22) a realização de mais testes de combate com um míssil balístico hipersônico lançado na quinta-feira (21) contra a Ucrânia, que, por sua vez, pediu a seus aliados sistemas de defesa antiaérea de última geração para lidar com a nova ameaça.
A Rússia confirmou na quinta-feira que, em resposta a bombardeios ucranianos com projéteis ocidentais, disparou seu novo míssil “Oreshnik” de médio alcance (até 5.500 km) contra uma instalação militar em Dnipro, no centro-leste da Ucrânia.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nesta sexta, Putin ordenou iniciar a produção em série de este artefato com capacidade nuclear e seguir realizando “testes” com ele, “inclusive em condições de combate, em função da situação e do caráter das ameaças para a segurança” da Rússia.
Após o anúncio de Putin, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reivindicou a seus aliados a entrega de novos sistemas de defesa antiaérea “que possam proteger vidas diante dos novos riscos”.
A Ucrânia está equipada com sistemas Patriot americanos — com os quais afirma já ter interceptado vários mísseis hipersônicos Kinjal, classificados de “invencíveis” pelo Kremlin — e seu equivalente franco-italiano Samp/T, mas em número bastante reduzido, para proteger todas as suas cidades.
No entanto, a Rússia sustenta que, com o Oreshnik, dispõe de um artefacto impossível de ser interceptado e capaz de alcançar todos os países da Europa. Um alto funcionário americano minimizou a importância da ameaça que representa o novo míssil russo.
“Trata-se de uma arma experimental da qual a Rússia dispõe de um número limitado e que não está em condições de utilizar regularmente no campo de batalha”, declarou, sob condição de anonimato.
Esta reportagem está em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.