Existe uma linha tênue entre agregar valor a uma conversa e apenas acrescentar um ruído. Às vezes, a coisa mais poderosa que você pode fazer é ficar em silêncio.
Isso pode ser contraintuitivo, especialmente quando se sente a necessidade de expressar sua opinião ou defender sua posição.
A psicologia sugere que existem circunstâncias que o silêncio é a melhor resposta. Não se trata de ser desinteressado ou mesmo passivo, mas de entender o poder do silêncio ponderado.
Veja oito situações onde é importante ficar em silêncio:
1) Durante discussões acaloradas
Todos nós já passamos a situação de ficar em silêncio durante discussões mais acaloradas. Uma conversa se transforma em uma discussão completa e a coisa começa a esquentar.
Segundo a psicologia, é exatamente nesse momento que você deve apertar o botão de pausa. Durante momentos de alta tensão, as emoções estão à flor da pele, assim, o pensamento racional fica em segundo plano.
Ao optar por ficar em silêncio, você permite que as duas partes se acalmem, pensem com clareza e evitem que palavras lamentáveis sejam ditas.
Mais importante ainda, isso demonstra respeito pela outra pessoa, mesmo quando você não concorda com ela.
2) Quando outra pessoa estiver falando
Quando a outra pessoa estiver falando é uma situação que é melhor ficar em silêncio. Não se trata apenas de educação, mas também de demonstrar respeito e dar à outra pessoa o espaço para expressar seus pensamentos.
Segundo a psicologia, a escuta ativa, que inclui ficar em silêncio enquanto os outros falam, não apenas nos torna melhores comunicadores, mas também promove relacionamentos mais fortes.
3) Quando não tiver certeza dos fatos
Você sabia que o cérebro humano pode armazenar tantas informações quanto um disco rígido com um terabyte de armazenamento?
Em situações nas quais você não tem certeza dos fatos ou não tem evidências concretas para sustentar suas declarações, é melhor ficar em silêncio. Falar sobre algo sem conhecimento sólido pode gerar desinformação e prejudicar sua credibilidade.
Já ao ficar em silêncio, existe a possibilidade de ouvir, aprender e depois falar quando tiver certeza dos fatos. Isso demonstra humildade e disposição para aprender, o que pode aumentar o respeito dos outros por você.
4) Quando o momento não é adequado
Há momentos em que falar pode ser mais prejudicial do que benéfico, simplesmente devido ao momento ruim. Imagine que você acabou de receber uma notícia empolgante em um projeto que está trabalhando e está ansioso para compartilhar com todos.
Por mais que você queira compartilhar a notícia imediatamente, será que seus colegas gostariam de receber uma mensagem relacionada ao trabalho a essa hora?
Segundo a psicologia, saber quando se conter é tão importante quanto saber o que dizer. Ao ser sensível em relação ao momento, você respeita os limites das outras pessoas e aumenta a probabilidade de sua mensagem ser bem recebida quando você decidir compartilhá-la.
5) Quando alguém precisa ser ouvido
Existem momentos que encontramos um amigo, um membro da família ou até mesmo um estranho que está passando por um momento difícil. Ele pode estar sobrecarregado de emoções ou precisar compartilhar alguém com quem compartilhar seu fardo.
Nessas situações, a atitude mais compassiva que você pode tomar é permanecer em silêncio e ouvir. Não oferecer conselhos, não tentar resolver os problemas, mas simplesmente estar ao lado da pessoa.
A psicologia afirma que o ato de ouvir ativamente pode ser incrivelmente terapêutico para o interlocutor. Isso valida seus sentimentos e permite que ele saiba que não está sozinho.
Nesses momentos, seu silêncio diz muito sobre sua empatia e compreensão. É um poderoso lembrete de que, às vezes, as pessoas não precisam de conselhos ou soluções, elas só precisam ser ouvidas.
6) Quando você está tentando controlar suas emoções
Uma outra situação importante para ficar em silêncio ao controlar as emoções. Segundo a psicologia, o silêncio pode ser uma ferramenta eficaz para gerenciar nossas emoções. Ele nos dá espaço para refletir sobre nossos sentimentos em vez de reagir impulsivamente.
Quando escolhemos ficar em silêncio em determinado momento, é possível controlar as emoções e refletir sobre situações de maneira ponderada e equilibrada.
7) Quando estiver em um novo ambiente
Se você estiver em um novo ambiente como um novo emprego, uma nova cidade ou entrando em um novo clube. A psicologia sugere que pode ser mais sensato observar e ouvir.
Ao se conter e ouvir, você aprende sobre a dinâmica do grupo, as regras não ditas e as personalidades das pessoas ao seu redor. As informações podem orientar suas interações e ajudá-lo a navegar nesse novo ambiente com mais eficiência.
8) Quando o próprio silêncio é a mensagem
Existem momentos em que as palavras falham e que a resposta mais eloquente é o silêncio, como por exemplo durante um pôr do sol de tirar o fôlego ou uma música emocionante.
A psicologia sugere que o silêncio pode ser um poderoso comunicador. Ele nos permite absorver totalmente o momento e responder com nossa presença em vez de nossas palavras.
O silêncio é uma ferramenta poderosa que muitas vezes é negligenciada em nosso mundo acelerado e movido pela comunicação.