• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Último LIRAa do ano em Manhuaçu apresenta dados aceitáveis pela OMS


Índice de infestação na cidade está em 0,9% e é contraponto a outras cidades da região. Organização Mundial da Saúde recomenda valor abaixo de 1%. Mosquito da dengue, em imagem de arquivo
Divulgação/Fiocruz
A Prefeitura de Manhuaçu divulgou, nessa segunda-feira (18), o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti de 2024.
De acordo com o município, os dados estão dentro do aceitável pela Organização Mundial da Saúde, que orienta como ideal uma infestação abaixo de 1%. Manhuaçu registrou 0,9% de infestação.
“Esse valor reflete o momento que estamos, ainda com bastante chuva e sem muito calor. As coisas começam a mudar em dezembro e principalmente em janeiro, quando as temperaturas aumentam ainda mais”, destaca Leonardo Mota de Sales, Coordenador da Vigilância Ambiental.
A região com mais focos encontrados no levantamento foi a dos bairros Sagrada Família, Petrina, Coqueiro, Catuaí, Operários, Colina, Pinheiro, Matinha, Bom Pastor e Engenho da Serra.
O próximo LIRAa será feito em janeiro, momento em que o índice tende a subir.
A prefeitura informou que os trabalhos da Vigilância Ambiental já foram intensificados, contando ainda com o auxílio de novas ferramentas, como o mapeamento da cidade por drone, identificando os locais com focos e assim evitar o aumento da infestação dos mosquitos.
Governador Valadares divulga último LIRAa de 2024
Resultado do último LIRAa do ano de Ipatinga revela infestação de 5%
Coronel Fabriciano divulga atualização dos dados do LIRAa 2024
Comparativo com outras cidades
Os 0,9% apresentados por Manhuaçu são um contraste em relação a outras cidades da região.
Governador Valadares também divulgou os dados do LIRAa nessa segunda-feira (18). O município apresentou uma infestação de 4,0%. Em Coronel Fabriciano, os dados foram divulgados na última quinta-feira (14) e estão em 4,4%. Já em Ipatinga, que divulgou os dados no dia onze deste mês, os números são ainda piores: 5,0%.
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.