Um mesmo modus operandi. Era assim que agiam os “piratas da Babitonga”, grupo criminoso especializado em furtar barcos de luxo no Litoral Norte de Santa Catarina. O esquema foi desarticulado neste domingo (17), durante operação da Polícia Civil.
De acordo com o delegado regional de Joinville, Rafaello Ross, as investigações iniciaram após as primeiras notícias de furtos de motores de barcos em Joinville, Itapoá e São Francisco do Sul. “Começamos a verificar qual o modo de agir destes criminosos, e é esse mesmo modus operandi”, explica Ross.
Ainda de acordo com o delegado regional, os “piratas da Babitonga” agem em bando, sempre em três ou quatro criminosos. “Já sabem o que vão levar, já chegam sabendo onde eles vão, como vão tirar aquele motor, colocam em uma embarcação menor e vão para alto mar”, detalha.
Durante as investigações, e em contato com a delegacia de Itapoá, a Polícia Civil identificou um endereço que servia de depósito para os criminosos.
Na residência, os agentes encontraram duas baterias de lanchas e três motores com registro de furto. Além disso, combustível, drogas, munições e cerca de R$ 5 mil em espécie foram encontrados no local.
Investigação sobre “piratas da Babitonga” prosseguirá
Uma pessoa foi presa e deverá responder pelos crimes de furto qualificado, receptação dolosa, tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, associação criminosa e crime ambiental.
As investigações deverão prosseguir com a análise de informações coletadas durante a operação. A Polícia Civil afirma que buscará a responsabilização de todos os envolvidos nos crimes.