• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Santa Catarina tem melhor banda larga de internet do Sul do Brasil; veja ranking estadual

O novo relatório do Ranking Minha Conexão, que mostra como performa a banda larga de internet em diferentes estados do Brasil, aponta que Santa Catarina lidera a qualidade do serviço na região Sul. Os dados foram coletados entre os meses de julho e setembro de 2024.

Santa Catarina tem o melhor serviço de banda larga de internet entre os estados do Sul do Brasil, aponta pesquisa

Santa Catarina tem o melhor serviço de banda larga de internet entre os estados do Sul do Brasil, aponta pesquisa (imagem ilustrativa) – Foto: Scott Gragam/ Unsplash/ Reprodução/ ND

Segundo o estudo, Santa Catarina registrou média de velocidade de 137,96 Mbps, qualidade levemente inferior à computada entre abril e junho, quando a médica foi de 154,72 Mbps.

A queda foi de 10,8% na qualidade da banda larga de internet. Apesar disso, o estado atinge a posição de melhor internet residencial da região Sul pela segunda vez consecutiva no levantamento.

Santa Catarina lidera banda larga de internet do Sul do Brasil

Apesar da queda no desempenho, Santa Catarina ocupa a 12ª posição entre todos os estados do país e a liderança na região Sul. O Rio Grande do Sul ocupa o 16º lugar geral e o Paraná, o 20º.

  • Santa Catarina: 12º colocado entre todos os estados do Brasil;
  • Rio Grande do Sul: 16º colocado entre todos os estados do Brasil;
  • Paraná: 20º colocado entre todos os estados do Brasil.

A velocidade média de download no Brasil ficou em 219,51 Mbps no trimestre.

A velocidade de internet foi medida em Mbps (megabits por segundo). As cores relacionam os estados às regiões do país. – Foto: Ranking Minha Conexão/ Reprodução/ ND

Florianópolis tem pior desempenho entre capitais do Sul

Mesmo com o destaque estadual, a capital catarinense demonstrou a pior performance de banda larga entre as metrópoles sulistas no período, com conexão média de 153,08 Mbps.

Florianópolis ficou atrás de Porto Alegre e Curitiba, que registraram médias de velocidade de 170,34 Mbps e 155,09 Mbps, respectivamente.

  • Porto Alegre: 170,34 Mbps em velocidade de download;
  • Curitiba: 155,09 Mbps em velocidade de download;
  • Florianópolis: 153,08 Mbps em velocidade de download.
Entre as capitais sulistas, Florianópolis ocupa a terceira colocação no fornecimento de internet

Entre as capitais sulistas, Florianópolis ocupa a terceira colocação no fornecimento de internet (foto ilustrativa) – Foto: Pexels/ Reprodução/ ND

Dez municípios com melhor internet em Santa Catarina

A cidade de Morro da Fumaça, localizada na região Carbonífera de Santa Catarina foi considerada, também pela segunda vez consecutiva, o município com melhor desempenho de banda larga de internet no estado, segundo o relatório Minha Conexão. Pescaria Brava e Jaguaruna ocupam a segunda e terceira colocação respectivamente.

  • 1º: Morro da Fumaça — 537,11 Mbps
  • 2º: Pescaria Brava — 379,32 Mbps
  • 3º: Jaguaruna — 344,78 Mbps
  • 4º: Urussanga — 328,44 Mbps
  • 5º: Ilhota — 327,27 Mbps
  • 6º: Jacinto Machado — 320,70 Mbps
  • 7º: Gravatal — 314,75 Mbps
  • 8º: Sangão — 310,44 Mbps
  • 9º: São Ludgero — 286,47 Mbps
  • 10º: Cocal do Sul — 274,77 Mbps

De acordo com o levantamento, 20 municípios catarinenses possuem média de velocidade de banda larga superior à conexão nacional de 219,51 Mbps. Já a cidade com a pior performance de internet no estado foi Modelo (4,19 Mbps).

Morro da Fumaça, localizada na região Carbonífera de Santa Catarina, tem o melhor serviço de internet do estado

Morro da Fumaça, localizada na região Carbonífera de Santa Catarina, tem o melhor serviço de internet do estado – Foto: Unsplash/Reprodução/ND

Metodologia

O Ranking Minha Conexão é um estudo trimestral, que aponta de forma transparente e imparcial os índices de internet de provedores e municípios do Brasil. Para participar, as operadoras e as cidades devem ter pelo menos 30 testes de velocidade no período.

O ranking foi atualizado no dia 11 de outubro de 2024, com dados de testes de conexão residencial realizados entre julho e setembro de 2024, através do Minha Conexão no país. No total, foram analisados 2,2 milhões de medições de velocidade no trimestre.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.