• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

‘Mais que rugidos de leões’: estudo revela o som mais assustador para os animais

Cientistas da África do Sul realizaram um pesquisa em uma reserva ambiental do país para descobrir som mais assustador para os animais.

Com alto-falantes escondidos em poços de água no local, os pesquisadores colocaram diferentes sons para observar as reações dos animais da reserva e obtiveram uma resposta inesperada.

Leão em seu habitat natural, que pode produzir o som mais assustador para os animais, depois da voz humana

Pesquisa revelou o som mais assustador para os animais selvagens – Foto: Deborah Kolb/Shutterstock.com/Reprodução/ND

A voz humana é o som mais assustador para os animais

De acordo com a BBC, cerca de 95% dos animais ficaram extremamente assustados e fugiram rapidamente ao ouvirem vozes humanas nos alto-falantes.

Em comparação, gravações de leões rugindo, provocaram significativamente menos estresse nas espécies do local.

Inclusive, algumas espécies de elefantes do Parque Nacional Kruger, ao ouvirem os rugidos dos leões, tentavam confrontar a fonte do som, comportamento que não se repetia com as vozes humanas.

O idioma usando no experimento incluía línguas locais, sendo comumente faladas no país.

Animais aprenderam a evitar os humanos

Segundo o estudo do “som mais assustador para os animais”, os pesquisadores sugerem que os antílopes, elefantes, girafas, leopardos e javalis, aprenderam que o contato com humanos é extremamente perigoso.

Os cientistas notaram que isso representa um obstáculo para áreas que dependem do turismo de vida selvagem, uma vez que os visitantes humanos que eles buscam atrair estão, assustando os animais que visitaram.

Uma das autoras, Dra. Liana Zanette, disse em entrevista a BBC, que sua pesquisa se concentra na “ecologia do medo”. Um conceito referido ao impacto das interações predador-presa em seus ambientes.

“Os predadores matam as presas e isso obviamente reduz o número de presas, mas o que demonstramos em outros trabalhos é que o medo que os predadores inspiram pode reduzir o número de presas”, comentou.

As descobertas também abrem o potencial para proteger espécies vulneráveis ​​nesses ecossistemas. Sons humanos, quando usados ​​apropriadamente, podem ajudar a proteger contra a caça ilegal.

“Também estamos colaborando em experimentos para testar se podemos impedir que os rinocerontes cacem ilegalmente em áreas críticas”, acrescentou ela.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.