• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Feriado de Proclamação da República: veja o que abre e o que fecha nos órgãos públicos de SC

O feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira (15), deve impactar o atendimento e os horários de funcionamento de algumas entidades e serviços estaduais em Santa Catarina. A medida vale para os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundações do governo.

Confira o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República em Santa Catarina – Foto: Jonatã Rocha/ SECOM/ Divulgação/ ND

Confira o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República

Saúde

As emergências dos hospitais próprios seguem funcionando normalmente, assim como ao longo do fim de semana.

As unidades do Hemosc estarão fechadas para atendimento ao público externo na sexta-feira (15). Já no sábado (16), a unidade de Blumenau abrirá, das 8h às 11h, para atendimento mediante agendamento no site.

Defesa Civil

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres funciona normalmente, pois o período de atuação é de 24 horas por dia, sete dias por semana, para emitir alertas – se necessário – e atuar em caso de qualquer evento adverso. Para qualquer emergência climática, integrantes da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil  serão acionados.

Corpo de Bombeiros Militar

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina estará com seu efetivo operacional atendendo de forma plena a população catarinense neste feriado. Além do acionamento por meio do telefone 193, o cidadão pode ter acesso às informações do Corpo de Bombeiros Militar pelo aplicativo CBMSC Cidadão, disponível tanto para Android quanto IOS. Os serviços administrativos retornam na segunda-feira (18).

Polícia Civil

As Delegacias da Polícia Civil funcionarão em esquema de plantão. Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas Centrais de Plantão de Polícia ou na DP Virtual. Denúncias poderão ser encaminhadas pelos telefones 181 e/ou whatsApp 48 98844-001.

Polícia Militar

A Polícia Militar de Santa Catarina estará à disposição com efetivo operacional nas ruas durante o feriado de Proclamação da República, atendendo aos chamados pelo número 190 e pelo aplicativo PMSC Cidadão, disponível para Android e IOS.

Educação

Não haverá aulas nas escolas estaduais de Santa Catarina na sexta-feira (15).

Procon

O Procon/SC estará fechado para atendimento presencial e retorna na segunda-feira (18). Reclamações podem ser feitas pelo site procon.sc.gov.br ou denúncias, pelo no Zap Denúncia 48 3665 9057.

IMA

Os Parques Estaduais administrados pelo Instituto do Meio Ambiente com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina ficarão abertos normalmente para receber os visitantes durante o feriado e no fim de semana. Para realizar a trilha no Parque Estadual da Serra Furada, é obrigatório o agendamento prévio com condutores cadastrados.

O IMA administra Unidades de Conservação da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, na qual o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as unidades é realizado de forma on-line pelo site do IMA.

Cultura

Alguns dos espaços culturais administrados pela Fundação Catarinense de Cultura terão alterações em seus horários de funcionamento. Os expedientes administrativos em todos os locais e na própria FCC estarão suspensos, voltando ao normal na segunda-feira (18).

  • No dia 15, estarão fechadas a Biblioteca Pública de Santa Catarina e a Biblioteca de Arte e Cultura localizada no Centro Integrado de Cultura. A Casa da Alfândega, no centro de Florianópolis, também estará fechada na sexta-feira, reabrindo no sábado (16), às 9h;
  • A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, em Rancho Queimado, também fecha no dia da Proclamação da República e reabre no sábado, às 10h.
  • O Centro Integrado de Cultura (CIC) estará funcionando normalmente na sexta-feira, com exposições abertas à visitação nas Salas Lindolf Bell, Espaço Oficinas e Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC). O Teatro Ademir Rosa, também no CIC, tem programação prevista para o dia, com o espetáculo “Se não agora, quando? e convidados”, da Cia Trupe Toe;
  • O Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, também estará aberto no dia 15 de novembro, das 10h às 17h30, com sua nova exposição “Federalismo – A Revolução que abalou Santa Catarina”. Assim como o Museu Etnográfico Casa dos Açores, em Biguaçu, que estará atendendo normalmente o público;
  • O Museu de Arte de Santa Catarina, no CIC; os Teatros Álvaro de Carvalho e Pedro Ivo, em Florianópolis; e o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, estão temporariamente fechados para visitação do público.

Casan

A Casan não terá atendimento presencial em suas agências nesta sexta-feira (15). Os serviços essenciais de abastecimento de água e de esgotamento sanitário serão mantidos pelos setores operacionais.

Durante o feriado, os consumidores que precisarem de atendimento para serviços essenciais, podem entrar em contato pelos Canais de Atendimento: 115, 0800 643 0195 e 0800 048 0115; pelo Chat Online; ou pelo Aplicativo CasanSC, disponíveis 24h por dia.

Celesc

Na Celesc, não haverá atendimento nas lojas da empresa nesta sexta-feira (15). Os canais virtuais de atendimento funcionarão normalmente durante o feriado e todos os serviços essenciais serão mantidos. Caso seja registrada falta de energia elétrica, o consumidor poderá ligar para o número 0800 048 0196.

Outras opções são o WhatsApp, número (48) 99860-0067; o aplicativo da Celesc para Android e iOS; e o chat online de Autoatendimento. Para assuntos comerciais, contate o Call Center pelo 0800 048 0120, que funciona 24h por dia, nos 7 dias da semana. O consumidor pode, ainda, obter informações e solicitar serviços na Agência Web.

IPREV

O Instituto de Previdência de SC (Iprev) estará fechado devido ao feriado de Proclamação da República.

Cidasc

Na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) os serviços considerados essenciais, tais como, Postos de Fiscalização Agropecuária (24h), emissão de Guia de Trânsito Animal, atendimento de comunicação de doenças de notificação obrigatória, bem como outros serviços que o Gestor entender necessário o funcionamento serão mantidos por meio de plantão ou de escala de serviço.

SCGÁS

A SCGÁS atende pelo Whatsapp, com número (48) 3229-1100, pelo telefone 0800 048 5050 e de forma online no site oficial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.