Diversas histórias são contadas pelos corredores e quartos do Hospital Municipal São José, em Joinville. Muitas dessas, porém, relevam dores, medos e incertezas. Para promover um alívio em dias de internações, uma equipe da Festa das Flores levou a alegria das plantas até os pacientes nesta quinta-feira (14).
Dona Roseli Vicenti se emocionou ao fazer uma visita virtual pela 84ª edição da Festa das Flores. “Parece que tava lá, eu tava vivendo o momento, eu tava curtindo. Eu nunca tive uma experiência dessa, mas foi, olha, bem emocionante”, disse.
A aposentada está internada há mais de 40 dias no hospital, onde trata um câncer de pulmão. Sem poder ter contato com o mundo fora do hospital, dona Roseli sente falta das flores que cultiva em casa. Sua preferida, a flor do deserto, traz lembranças aconchegantes e nostálgicas para ela.
Para dona Roseli, visitar a festa por meio de um óculos de realidade aumentada a proporcionou uma experiência comovente. “Ver as coisas mais belas da vida. Não sei quando eu vou poder ver isso de novo, essas flores, essas coisas maravilhosas que o mundo dá para nós”, fala emocionada.
‘Flor traz vida’
Milena Souza também está internada no Hospital Municipal São José. Há 20 dias, a jovem trata uma doença conhecida como PTT (Púrpura trombocitopênica trombótica). O distúrbio causa diversos coágulos no sangue e a perda de plaquetas.
Com a ajuda da equipe da Festa das Flores, Milena visitou o evento pela primeira vez. Natural de Jaraguá do Sul, a jovem conta que sua flor preferida é o carro chefe da festa, a orquídea. “Foi a primeira vez, não conhecia. A festa está bem bonita”, disse.
Acompanhando sua filha, Ligia de Souza conta que é foi muito gratificante deixar o ambiente hospitalar, mesmo que de forma virtual, e fazer um passeio por meio das flores. “E principalmente porque eu acho que flor traz vida, traz alegria. Eu sou apaixonada por flores”, relata.
Ligia ainda conta que, quando sua filha estiver bem de saúde, pretender trazer toda a família à cidade para conhecer a Festa das Flores. “Porque eu achei muito lindo mesmo.”