O envelhecimento causado pela passagem do tempo tem várias consequências para o organismo e também para o funcionamento dos neurônios, o que ocasiona, inclusive, a perda de memória. Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos EUA, revelou que existem alimentos ricos em B12 que podem ajudar a melhorar a memória e a cuidar do cérebro.
Quais os alimentos ricos em B12 ideais para cuidar do cérebro e melhorar a memória?
- Sementes de girassol;
- Iogurte lácteo é rico em riboflavina;
- Salmão com ômega-3.
Qual é o melhor exercício para fortalecê-la de acordo com a neurociência?
Os pesquisadores do Conicet (Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas) projetaram um dispositivo sem precedentes: um novo teste de memória em um ambiente de realidade virtual e concluíram que existe um exercício específico que pode melhorar a memória espacial.
Esse estudo mostrou resultados promissores para pacientes com doenças neurodegenerativas, pois descobriu-se que 25 minutos de exercício em uma bicicleta ergométrica melhoram a memória espacial.
O teste consistia em lembrar a posição das bandeiras em uma paisagem virtual, simulando condições difíceis e fáceis. Com os resultados, os especialistas concluíram que o exercício físico realizado após a tarefa de aprendizado melhorou a capacidade dos indivíduos de lembrar a posição de cada bandeira.
Esse exercício também pode contribuir para a consolidação da memória espacial, que se deteriora com o envelhecimento e várias doenças cerebrais.