O autor das explosões na Praça dos Três Poderes em Brasília desta quarta-feira (13), Francisco Wanderley Luiz, planejou o atentado por meses e esteve na capital do Distrito Federal em janeiro de 2023, quando aconteceram os atos democráticos. A informação foi revelada pelo diretor da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (14).
“Há indícios de um planejamento de longo prazo, essa pessoa já esteve em outras oportunidades em Brasília. Inclusive, segundo relatos de familiares, ele estava aqui em Brasília no começo do ano de 2023”, disse Rodrigues.
O diretor adicionou que as possíveis relações entre o episódio de ontem com as manifestações golpistas de janeiro de 2023 serão investigadas pela PF, sobretudo após os agentes encontrarem uma mensagem escrita por Francisco a uma presa do 8/1 em um espelho de sua casa.
“É importante se dizer que não é só um ato de pixação, é um ato gravíssimo que atenta contra o estado democrático de direito, e essa pessoa está presa até o presente momento. Isso mostra essa vinculação deses grupos radicais que culminam nessa barbárie que aconteceu ontem, na tentativa de matar ministros da Suprema Corte”, afirmou Rodrigues.
Conforme o diretor da PF, a investigação também busca saber Francisco “agiu isoladamente ou agiu com demais, se houve apoio financeiro e logístico”.
*Em atualização.