• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Programação do G20 nesta quinta tem início do G20 Social e do U20, e shows do Aliança Global Festival


Mesa de abertura do G20 Social, no Museu do Amanhã, terá ministros como Fernando Haddad, Mauro Vieira e Margareth Menezes, além da primeira-dama Janja. Praça Mauá recebe shows gratuitos entre quinta (14) e sábado (16). Cúpula do G20 Social começa nesta quinta-feira no Rio
O megaferiado do G20 no Rio só começa na sexta-feira (15), mas a programação especial para o encontro das principais economias do planeta na Cidade Maravilhosa já tem início nesta quinta-feira (14).
Entre os destaques do dia, estão a abertura do G20 Social, no Museu do Amanhã; o início dos trabalhos no maior encontro de prefeitos do Mundo, o U20, no Armazém da Utopia; e vários shows gratuitos do Aliança Global Festival na Praça Mauá, com apresentação de Daniela Mercury, Diogo Nogueira e Seu Jorge, entre outros.
No Cria G20, que acontece no Píer Mauá, das 9h às 18h, haverá mais encontros com o objetivo de impulsionar ideias e soluções concretas para um futuro mais justo e sustentável do planeta.
Veja abaixo a programação de cada evento nesta quinta-feira:
G20 Social
Cria G20
U20
Aliança Global Festival
Cúpula do G20 Social
Com foco em debates voltados para questões sociais, de desenvolvimento sustentável e inclusivo, o G20 Social é um evento paralelo a Cúpula do G20 – a reunião de líderes das 19 principais economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana.
A abertura do G20 Social acontece nesta quinta, no Museu do Amanhã, na Região Portuária da cidade, das 14h às 15h.
Mesa de abertura no Museu do Amanhã (MdA):
Márcio Macêdo, Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República
Janja Lula da Silva, Primeira-dama do Brasil
Embaixador Mauro Vieira, Ministro de Estado das Relações Exteriores
Fernando Haddad, Ministro de Estado da Fazenda
Margareth Menezes, Ministra de Estado da Cultura
Morgan Ody, representante da Sociedade Civil Internacional
Edna Rolland, Representante da Sociedade Civil Brasileira
Além da mesa de abertura com a presença de autoridades do governo brasileiro, centenas de outros encontros acontecem no Museu do Amanhã, Armazém 2, Armazém 3, Armazém da Utopia e no Espaço Kobra das 9h às 13h e das 14h às 18h.
São rodas de conversas, palestras, debates e painéis sobre desafios sociais globais, como desigualdade, pobreza, saúde, educação, desenvolvimento sustentável e direitos humanos. Ao todo, serão 197 reuniões só nesta quinta-feira. Veja a programação completa aqui.
Como parte da programação do G20 Social, o G20 Favelas também terá sua agenda própria. O evento visa ampliar a participação da sociedade civil nas discussões do G20.
G20 Favelas: Cufa lança o documento que vai ser levado para líderes mundiais
O principal destaque do dia no G20 Favelas é a mesa de debate sobre a promoção de Direitos Humanos, que acontece no Complexo Portinho, na Avenida Rodrigues Alves, 135, às 9h. O encontro pretende debater o papel da mídia na visibilidade e proteção dos direitos humanos nas favelas.
Entre os convidados, vão participar da mesa o português Nuno Varela, referência do movimento do hip hop em Portugal e empreendedor social dedicado a projetos comunitários; o ex-jogador de futebol nascido no Zimbabué, Alexander Maseko; e o artista e cineasta de Gana, Prince Kojo-Hilton.
Cria G20
A programação do encontro global no Rio também conta com o projeto Cria G20, que vai acontecer no Píer Space, no centro do Rio, de 14 a 16 de novembro.
Zona Portuária do Rio e o Píer Mauá
Pedro Kirilos/Riotur
Por meio de diálogos abertos, o evento mira ampliar o debate e se propõe a inspirar ações para um mundo sem fome, com justiça climática e menos desigualdade.
Nesta quinta, o destaque fica com a mesa de abertura, com a presença do influenciador Felipe Neto. Com o título “Construindo iniciativas de educação midiática e saúde mental no ambiente escolar”, o debate será das 9h às 11h.
Mais tarde, às 10h30, é a vez do G20 Talks – Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O evento terá a participação da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campello, a influenciadora Surthany Cooks e a ativista de direitos humanos sul-africana Nomzamo Mbatha.
U20
O Urban 20 (U20) é o fórum dos prefeitos do G20. Esse é o maior encontro de cidades do mundo e a plenária com a participação de prefeitos e delegações de mais de 100 cidades acontece no domingo (17), na Região Portuária do Rio.
Porém, além da reunião principal com os chefes de grandes cidades, o evento conta com uma intensa programação paralela no Armazém da Utopia, na região central da cidade. É o U20 Rio Summit, que terá programação aberta para o público que garantiu sua inscrição.
Confira a programação completa.
As atividades acontecerão em quatro palcos, focados em três temas: clima, social e governança. Serão mais de 60 horas de conteúdo, em painéis que acontecerão das 9h às 18h, de quinta-feira, dia 14, a sábado, dia 16.
A programação cultural do G20 já começou
A abertura dos trabalhos, nesta quinta, será com a presença do prefeito Eduardo Paes, às 9h, no Armazém Utopia. Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Jader Filho (Cidades) também vão participar da cerimônia.
Em seguida, haverá sessões sobre financiamento para projetos de resiliência urbana, incluindo descarbonização do transporte e apoio a startups, com a participação de organizações como Columbia Climate Hub, CEBRI e World Resources Institute.
O destaque do dia é o lançamento do Brazil Hub, do Centro da Coalizão de Financiamento Climático Urbano (CCFLA), que facilitará o acesso a financiamento para infraestrutura climática.
Aliança Global Festival
Como não poderia ser diferente, se tem megaevento no Rio de Janeiro então tem festa na cidade. E o palco oficial da festa do G20 no Rio será a Praça Mauá, no Centro, que receberá o Aliança Global Festival. Entrada gratuita.
Daniela Mercury no Rock in Rio 2024.
Miguel Folco/g1
O evento tem o objetivo de promover engajamento e discussões sobre a principal marca da presidência brasileira do G20, que é a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Os shows começam sempre a partir das 17h, e antecede a Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro.
Shows desta quinta: “Muito Obrigado Axé”
Baile Black Bom;
Afrocidade;
Aguidavi do Jêje;
Daniela Mercury;
Diogo Nogueira;
Ilessi;
Larissa Luz;
Mateus Aleluia;
Rachel Reis;
Rita Benneditto;
Roberto Mendes;
Seu Jorge;
Encerramento – Baile Black Bom
O Aliança Global Festival foi inspirado em concertos internacionais como o Live Aid 1985 e o Free Nelson Mandela Concert 1988, ambos em Londres.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.