O gato bully XL está se espalhando pelo Reino Unido após serem criados para se parecerem com os cães American Bully XL, misturando o gene que causa a falta de pelos com o responsável pelas pernas curtas nos munchkins.
Gato Bully XL tem baixa expectativa de vida
Especialistas alertaram que a raça tem uma expectativa de vida pelo menos seis anos, menor do que a média dos gatos. O principal fator dessa baixa expectativa, é sofrer sérios problemas de saúde, segundo especialistas ao The Telegraph.
A Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais também alertou o público sobre a tendência de manter estes “gatos agressores” e descreveu como preocupante.
Não só pelos problemas de saúde que gerariam elevados custos veterinários ao seu cuidador, mas também pelos desconfortos que pode causar no gato bully XL, como a impossibilidade de explorar o seu ambiente e a sua curta esperança de vida.
Os programas de cruzamento podem ajudar a aumentar a diversidade genética e reduzir características prejudiciais em muitas raças. Mas para as raças mutantes, como o Bully XL, onde a falta de pelos e as pernas curtas são características definidoras, esta não é uma solução realista.
O médico Dan O’Neill, professor associado de epidemiologia animal no RVC (Royal Veterinary College), disse ao The Independent que se magoa muito com essa situação.
“É de partir o coração ver o enorme sofrimento que os humanos impuseram aos cães e gatos. Por isso peço para que não os compre e não incentive essa mutação”, comentou.