O prefeito Topázio Neto (PSD) encaminhou à Câmara de Vereadores a reforma administrativa de olho no seu novo mandato, que começa em 2025.
A nova estrutura prevê a fusão de algumas pastas – como Planejamento e Inteligência Urbana com Habitação e Desenvolvimento Urbano – além da redução de três secretarias em relação ao atual mandato, passando de 19 para 16.
Outro destaque diz respeito a um braço, subordinado ao gabinete do prefeito, para cuidar exclusivamente da mobilidade urbana.
A intenção é, com uma sala “ao lado”, monitorar tudo que acontece em Florianópolis e, dessa forma, reduzir o tempo de atendimento ou eventuais soluções.
Em contato com o prefeito, o “mote” da reforma não passa necessariamente pela “economia”, mas sim, pela “melhora dos processos e mais agilidade nas ações”.
A previsão é uma redução de custo de, aproximadamente, R$ 500 mil, segundo o prefeito.
Reforma Administrativa na Câmara de Vereadores
A expectativa do Executivo é que a reforma seja votada ainda em 2024, mas ele lembra que daqui para frente “é tudo com o Legislativo”.
O presidente da Casa, João Cobalchini (MDB), revelou que a reforma será analisada em regime de urgência e, dessa forma, deve fazer “atalhos” em sua tramitação, como “vistas coletivas” e “comissões em conjunto”.
Cobalchini, inclusive, assegura que a votação vai acontecer ainda neste ano.
O calendário legislativo está traçado até o dia 11 de dezembro, mas a presidência não descarta estender esse prazo em nome da aprovação da reforma.