O serviço de motolância iniciou as operações em Itajaí na última terça-feira (5). A novidade foi implementada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), regulado pela Secretaria do Estado de Saúde, em parceria com a prefeitura.
Como funciona a motolância em Itajaí
De acordo com a Prefeitura de Itajaí, cinco profissionais estão à disposição para atender chamadas, das 07h às 19h.
Ao receber a ligação de emergência, o médico regulador decide se as motos serão acionadas. As operações de emergência acontecem sempre em dupla.
As motocicletas são equipadas para atender quaisquer tipos de ocorrências, de casos simples até os mais graves, como uma parada cardíaca.
Isso é possível porque os veículos possuem desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, cilindro de oxigênio, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos.
A única diferença da motolância em relação a ambulância tradicional é a não realização de transporte do paciente. Para colocar o serviço em prática, o Município de Itajaí comprou as motos, que foram adaptadas seguindo padrão do Ministério da Saúde.
Diferenciais do serviço
O serviço possui diversos benefícios em relação às ambulâncias comuns: um exemplo é a rapidez no deslocamento, o que possibilita ao serviço evitar congestionamentos e acessar locais de difícil entrada. A agilidade também diminui pela metade o tempo de resposta das ocorrências.
Além disso, o custo operacional do serviço é bem menor do que a ambulância tradicional. A regulação do serviço é feita pelo SAMU, por meio da central 192.