Você sabe quanto tempo deve durar o cochilo durante o dia? Muitos gostariam de encaixar uma pausa rápida depois do almoço, mas as demandas da rotina nem sempre permitem. No entanto, para algumas pessoas, cochilar é essencial, e elas fazem questão de reservar alguns minutos para descansar no meio do dia.
Mas, será que existe uma duração ideal? Pesquisadores da Universidade Aberta Interamericana, em Buenos Aires, investigaram a prática do cochilo e seus impactos. De acordo com seus estudos, o segredo para obter benefícios está na duração e no horário em que a soneca é feita. Cochilos curtos e bem programados podem fazer muito bem ao corpo e à mente.
A pesquisa recente da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da mesma universidade mostrou que, na Argentina, apenas 17% das pessoas cochilam regularmente, enquanto 45,9% nunca o fazem.
Aqueles que descansam após o almoço relatam benefícios, especialmente se o cochilo dura menos de uma hora.
Para o médico e pesquisador Mario Alonso Puig, a prática do cochilo não está associada à preguiça, mas ao autocuidado. Ele enfatiza que uma breve soneca é essencial para a saúde, pois auxilia na recuperação física e mental.
O cochilo durante o dia e seus benefícios
A Fundação Espanhola do Coração reforça essa ideia, destacando que uma soneca pode reduzir o estresse e diminuir o risco de problemas cardiovasculares em até 37%.
Isso acontece porque a falta de sono eleva os níveis de cortisol, um hormônio que, em excesso, prejudica o metabolismo e enfraquece o sistema imunológico.
Uma pausa no meio do dia também auxilia na saúde do coração, reduz a pressão arterial, melhora o humor e aumenta a concentração.
Quanto tempo deve ser e horário ideal para cochilo durante o dia?
Um cochilo curto, de cerca de 20 minutos, é o suficiente para renovar as energias sem interferir no sono noturno, segundo especialistas. Inclusive, a NASA recomenda uma pausa de cerca de 14 minutos para seus astronautas, enquanto Puig recomenda de 15 a 20 minutos.
Para quem quer aproveitar os benefícios do cochilo, o horário também importa. Entre 12h e 16h é o intervalo ideal, e a soneca deve ser feita em um ambiente calmo, com pouca luz e barulho.
Essa prática não só ajuda a recuperar o desgaste do dia, mas também proporciona uma pausa revitalizante para encarar o restante das atividades.