• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Apenas duas unidades de saúde afetadas pela enchente do Rio Acre seguem fechadas em Rio Branco


Previsão é de que até a próxima segunda (17), todas estejam funcionando regularmente. Pelo menos sete unidades, dentre Uraps e USFs, precisaram ser interditadas por medida de segurança até que as águas do rio baixassem. Sete unidades de saúde foram fechadas por conta da enchente em Rio Branco
Arquivo/Semsa Rio Branco
Cinco das sete unidades de saúde, dentre Unidades de Referência em Atenção Primária (Urap) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Rio Branco já foram reabertas após terem sido fechadas em razão da cheia do Rio Acre.
Na última quinta-feira (13), duas já estavam com o funcionamento normalizado: Urap Hidalgo de Lima, no bairro Palheiral; e Urap Ary Rodrigues, no bairro Seis de Agosto.
LEIA TAMBÉM:
Março fecha com 585 milímetros de chuva em Rio Branco; mais que o dobro do esperado
Seis vezes acima dos 17 metros: veja as maiores enchentes da história de Rio Branco desde 1971
Até este sábado (15), as USFs Belo Jardim 3, Aeroporto Velho e Mário Maia, no bairro Cidade Nova, tiveram o funcionamento restabelecido.
Apenas a Urap Eduardo Assmar, no bairro Quinze, e a USF Triângulo Novo permanecem fechadas para fins de sanitização e reestruturação dos materiais retirados para que não fossem danificados pelas águas. Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as equipes dessas unidades estão atendendo no Parque de Exposições, onde ainda têm mais de 130 famílias desabrigadas pela cheia.
A previsão é de que até a próxima segunda-feira (17), todas estejam funcionando regularmente.
“A gente teve que fazer a sanitização e reposição de equipamentos. Tivemos que retirar materiais odontológicos, descompressores e também medicamentos, vacinas, mobiliário e equipamento eletrônico para evitar estragos. Já foi feita a sanitização e nossa equipe está repondo esse material. Provavelmente, até esta segunda-feira (16) elas voltam às atividades normais”, ressaltou a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde.
Menos de 10 metros
O nível do Rio Acre segue baixando e marcou 9,92 metros em medição feita às 6h deste sábado (15) pela Defesa Civil de Rio Branco. Esta foi a primeira vez, em 24 dias, que o manancial ficou abaixo dos 10 metros.
Atualmente, o rio está a uma cota bem abaixo da de alerta e transbordo – 13,50 metros e 14 metros, respectivamente.
Pelo menos 75 mil pessoas foram atingidas por conta da cheia, além de 42 bairros alagados e mais de 3,3 mil famílias que precisaram ser levadas a abrigos públicos.
Vacinação estendida
Apesar da baixa do Rio Acre, três unidades seguem funcionando com horário estendido, das 7h às 22h. São elas:
Urap Maria Barroso
Urap Cláudio Vitorino
Urap Roney Meireles
Reveja os telejornais do Acre

Adicionar aos favoritos o Link permanente.