Após alguns anos tomados pela febre viral do abacate, essa fruta já ultrapassou a simples moda e se tornou um ingrediente essencial para aqueles que buscam uma dieta completa e saudável. Sua textura suave e cremosa e seu sabor delicado o tornam incrivelmente adaptável em uma ampla variedade de receitas. É usado em saladas, torradas e até como ingrediente principal em diferentes pratos, pois é um alimento que fornece gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas e minerais como o potássio.
Muitas vezes, não utilizamos o abacate inteiro em nossas preparações, o que faz com que precisemos guardá-lo na geladeira para uso posterior. No entanto, o abacate, assim como outras frutas, tende a escurecer rapidamente uma vez cortado, o que pode levar ao desperdício involuntário. Esse escurecimento ocorre devido a danos na estrutura celular da fruta. Embora esse processo não o torne incomestível, afeta sua aparência e pode piorar o sabor e a textura.
Truques para guardar o abacate na geladeira
Conhecemos alguns dos truques mais famosos para evitar esse processo natural, como o uso de plástico filme, guardar o abacate em um recipiente com água ou cobri-lo com uma camada de suco de limão.
No entanto, para aqueles que já tentaram esses métodos sem sucesso ou para quem prefere evitar o sabor ácido do limão no abacate, existe outra alternativa possível.
Para essa técnica de armazenamento, utilizaremos um dos produtos mais valorizados na cozinha mediterrânea: o azeite de oliva.
Esse ingrediente, rico em propriedades nutricionais e usos culinários, tem uma função similar à do limão, mas sem adicionar o sabor ácido.
Como fazer
Colocar a parte cortada do abacate virada para baixo, em um prato com uma fina camada de azeite no fundo, ou podemos aplicar um pouco do azeite diretamente sobre a polpa.
O processo que leva o abacate a oxidar-se ocorre pelo contato com o ar. Por isso, usar azeite como barreira para impedir a entrada de oxigênio é uma boa forma de preservar o abacate inteiro. No entanto, não é tão eficaz se o abacate estiver amassado ou espalhado, devido à superfície irregular da fruta, o que dificulta a cobertura uniforme.
Por que essa técnica funciona?
O azeite é uma excelente opção para conservar um abacate cortado porque atua como uma barreira protetora, limitando a exposição da polpa ao ar e reduzindo a oxidação. Quando o abacate é cortado, suas células ficam expostas ao oxigênio, o que ativa enzimas e dá início ao processo de oxidação, resultando na cor marrom indesejada.
Ao aplicar uma fina camada de azeite sobre a superfície do abacate, evitamos o contato direto com o oxigênio. O azeite é um conservante natural que previne o deterioramento dos alimentos, isolando-os do ar e criando uma camada que ajuda a retardar a oxidação por um ou dois dias.
Além disso, o azeite de oliva possui propriedades antioxidantes naturais, o que ajuda a atrasar ainda mais o escurecimento. O efeito conservador do azeite de oliva, e a razão pela qual historicamente ele é usado como conservante, está ligado principalmente ao seu conteúdo de polifenóis e vitamina E.
Esses antioxidantes naturais, presentes na azeitona e nas folhas da oliveira, protegem o alimento contra microorganismos que o deterioram, preservando todos os seus nutrientes, vitaminas e proteínas. Além disso, o azeite cria uma camada de hidratação que impede o abacate de ressecar, mantendo sua textura e frescor por mais tempo.