Aparecer manchas brancas nas unhas é uma condição comum e tem nome: leuconíquia. Segundo especialista, a origem delas é muito diversificada e pode ser causada por vários fatores, como lesões na unha, infecções, exposição a produtos químicos ou deficiências nutricionais.
O dermatologista Filipe Farage explica que a condição não causa dor ou desconforto, mas em casos mais graves, as manchas podem se estender por toda a unha e a deixar completamente branca.
Como acabar com as manchas brancas nas unhas?
As manchas brancas nas unhas devem sair sozinhas com o tempo, conforme o crescimento. Caso isso não aconteça, o recomendado é que um especialista seja consultado.
O responsável por diagnosticar a leuconíquia é um dermatologista. Farage ressaltou que o tratamento depende do fator que ocasionou a mancha, que será definido durante a consulta.
Se for uma infecção fúngica, o médico pode prescrever um antifúngico tópico ou oral. Já se a causa for uma lesão ou deficiência nutricional, o tratamento pode incluir mudanças na dieta ou suplementos.
Em alguns casos mais graves, pode ser necessário remover a unha afetada para permitir o crescimento de uma nova unha saudável.
Como evitar as manchas brancas nas unhas?
Conforme o dermatologista, a prevenção da leuconíquia envolve a adoção de hábitos saudáveis para manter as unhas em boas condições.
Isso inclui manter as unhas limpas e secas, evitar a exposição a produtos químicos, usar luvas ao manusear produtos químicos ou quando realizar trabalhos manuais.
Assim como evitar roer as unhas e manter uma dieta equilibrada e saudável para evitar deficiências nutricionais.