Uma chuva intensa e volumosa causou alagamentos em diversos pontos de Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, além de lentidão na BR-101 na região nesta quinta-feira (07). Apesar de, neste momento, por volta de 13h, o volume ter diminuído, a Defesa Civil alerta que deve ocorrer uma pancada forte no fim da tarde, e a chuva deve seguir persistente.
Conforme o órgão, que está em estado de atenção, explica que a passagem de uma frente fria pelo estado somada a influência de uma área de baixa pressão são as responsáveis pelo quadro de instabilidade na região.
Nenhum caso de deslizamento na cidade foi registrado pela Defesa Civil, as equipes estão nas ruas atuando no monitoramento dos alagamentos pontuais registrados em vários bairros.
Veja pontos de lentidão na BR-101
Segundo a Arteris Litoral Sul, a BR-101 apresenta lentidão no sentido Curitiba, principalmente no km 152, em Itapema. Além disso, no sentido Porto Alegre, ela inicia no km 109, em Penha, e vai até o km 120, em Itajaí.
Chuva em Itajaí vai até quando?
A previsão é que a frente-fria se afaste da cidade na sexta-feira (08), porém a circulação de umidade gerada pela formação de um Ciclone Extratropical mantém uma maior cobertura de nuvens na região, onde ainda haverá condições para chuva passageira.
Porém, no sábado (09) o ciclone deve se afastar e o avanço de uma massa de ar seco deverá garantir o retorno de um tempo firme, assim como no domingo (10) e segunda-feira (11), onde segue este predomínio.
Defesa Civil pede atenção de moradores
Com a chuva intensa, é aconselhado que a população fique atenta a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como a inclinação de postes e árvores ou alagamentos. Nestes casos, a família deve sair de sua residência e ligar para 199 ou 193.