• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Aliança Global Festival reunirá nomes como Diogo Nogueira, Rachel Reis e Afrocidade durante a Cúpula Social do G20


Evento, na Praça Mauá, terá como objetivo promover engajamento e discussão sobre o combate à fome e à pobreza. Vista aérea da Zona Portuária e do Centro do Rio:
Alexandre Macieira/Riotur
O Rio vai sediar entre os dias 14 e 16 de novembro, às vésperas do G20, o Aliança Global Festival. O evento, que reunirá artistas como Diogo Nogueira, Rachel Reis e Afrocidade – e outros artistas que ainda serão anunciados – terá entrada gratuita e tem como objetivo promover engajamento e discussão sobre a principal marca da presidência brasileira do G20, que é a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O evento acontecerá na Praça Mauá, no Centro, e antecede a Cúpula de Líderes do G20 marcada para os dias 18 e 19 de novembro e ocorre simultaneamente à Cúpula Social do G20.
Inspirado em concertos internacionais como o Live Aid 1985 e o Free Nelson Mandela Concert 1988, ambos em Londres, na Inglaterra, o Aliança Global Festival já tem os seguintes nomes confirmados: Diogo Nogueira, Larissa Luz, Mateus Aleluia, Nova Orquestra, Jovem Dionísio, Rachel Reis, Jota.Pê, Afrocidade, Marcelle Motta, Kleber Lucas, Jaloo, Aguidavi do Jêje.
Outros artistas serão divulgadas nos próximos dias, segundo a organização. Além das apresentações, o Black Bom será responsável pela abertura e encerramento dos shows com DJ Flash e performances do melhor da Black Music carioca.
Cria G20
Paralelamente ao festival haverá o CRIA G20, no Píer Space, no centro do Rio de Janeiro. O evento conecta criadores digitais, ativistas sociais e comunicadores do Brasil e do mundo, abre espaço e levanta a voz entre as prioridades da Presidência do Brasil no G20. Com agenda robusta, o CRIA G20 é um canteiro para a transformação e para o engajamento social, orientados a semear o debate sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, a nova arquitetura financeira global e o enfrentamento às mudanças climáticas. Por meio de diálogos abertos, o evento mira em ampliar o debate e se propõe a inspirar ações para um mundo sem fome, com justiça climática e menos desigualdade.
Um dos pontos altos, segundo a organização, será o G20 Talks, painéis diários com grandes nomes do Brasil e do exterior que debaterão os temas principais da presidência brasileira no G20. Além da transmissão ao vivo pelo canal do G20 no Youtube, o público poderá se inscrever para participar presencialmente.
Youtubers, criadores digitais e ativistas vão apresentar o CRIACast, série de bate-papos descontraídos com os palestrantes e outros convidados, debatendo sobre as mudanças que o mundo precisa hoje, para combater a fome e a pobreza e garantir inclusão e justiça climática.
Criadores de conteúdo digital de diferentes segmentos também participarão ativamente por meio de oficinas práticas que trarão informações e experiências sobre geração de vídeos e conteúdo para web e redes sociais. O público poderá se inscrever para participar das oficinas presencialmente. E, para reforçar uma das marcas da presidência do Brasil no G20, coletivos, estudantes e ativistas da informação e da cultura digital serão convidados a participar da cobertura do evento. O objetivo é estimular a diversidade de olhares e opiniões.
G20 Social
O G20 Social, também conhecido como Cúpula Social do G20, vai reunir organizações da sociedade civil para discutir temas estratégicos para o G20. O objetivo é ampliar a participação de agentes não governamentais nos processos decisórios e dar voz às diferentes reivindicações da população. A Cúpula Social do G20 será nos dias 14, 15 e 16 de novembro e os temas prioritários de discussão serão o combate à fome e às desigualdades, as mudanças climáticas, a transição energética justa e novos modelos de governança para as instituições multilaterais. As principais demandas do grupo chegarão às mãos dos chefes de Estado na Cúpula do G20.
Cúpula de Líderes G20
A Cúpula do G20 representa a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo país que ocupa a presidência rotativa do grupo. É o momento em que chefes de Estado e de Governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano, e apontam caminhos para lidar com os desafios globais.
No Brasil, a Cúpula de Líderes do G20 será nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.