Segundo o Programa de Redução de Acidentes (PRAT), o número de acidentes desse tipo cresceu quase 7% até outubro, na comparação com o mesmo período de 2023. O total de motoristas afastados das ruas é de 276. Colisão entre ônibus da Allibus e Movebuss na frente do Shopping Aricanduva, Zona Leste de São Paulo, na noite deste domingo (11 de novembro de 2024).
Reprodução
A cidade de São Paulo já registrou em 2024, até outubro, 1.760 acidentes envolvendo ônibus coletivos municipais com envolvimento de vítimas, segundo os dados do Programa de Redução de Acidentes (PRAT), da SPTrans.
A deste ano é de ao menos 5,8 acidentes desse tipo por dia na cidade, segundo os números.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
De acordo com o levantamento, já são quase 7% de alta em relação ao mesmo período do ano passado, quando 1.651 ocorrências desse tipo ocorreram na cidade.
Os números obtidos pelo g1 mostram também que, no mesmo período analisado pelo PRAT, houve 276 afastamentos de motoristas em virtude desses acidentes.
Na comparação com o ano passado, o total de motoristas afastados teve uma leve queda de quase 2%. Até outubro de 2023, o PRAT havia registrado 281 motoristas afastados.
Programa de Redução de Acidentes (PRAT) – até outubro
2024: 1.760 ocorrências [+6,8%] / 276 afastamentos de motoristas [-1,7%]
2023: 1.651 ocorrências / 281 afastamentos de motoristas
2022: 1.497 ocorrências / 262 motoristas afastados
Fonte: SPTrans
Segundo a SPTrans, o Programa de Redução de Acidentes existe desde 2007 e apura as causas e responsabilidades de todos os acidentes com vítimas envolvendo ônibus municipais na capital paulista.
Quando é constatada pela equipe do PRAT a responsabilidade do motorista ou a não observância de conceitos de direção defensiva, é determinado o afastamento dele do trabalho nas ruas.
“Os condutores afastados somente são liberados para retomar às atividades após a reciclagem do Curso de Direção Defensiva e a apresentação de exame de sanidade física e mental”, informou a SPTrans ao g1.
“A SPTrans trabalha para aumentar a segurança viária no transporte público e realiza medidas como o novo treinamento para todos os motoristas da capital, a fiscalização intensiva dos itens de segurança, a apreensão de veículos e o afastamento de motoristas que não adotarem conceitos de direção defensiva, além da determinação de instalação de lacres que impedem a violação dos bloqueadores”, disse a empresa.
Ônibus invadiu shopping
Colisão entre dois ônibus deixa feridos e invade estacionamento de shopping na Zona Leste
Um dos acidentes alvo do PRAT aconteceu na noite do último domingo (10), na Zona Leste de São Paulo. Dois ônibus colidiram em frente ao Shopping Aricanduva e deixou ao menos uma pessoa ferida.
Após a colisão, um deles ainda invadiu o estacionamento do shopping, derrubando as grades de proteção. Outros dois carros que passavam no local também foram atingidos (veja vídeo acima).
Segundo a SPTrans, os ônibus das empresas Allibus e Movebuss bateram às 20h51 na Av. Principal Leste com a Av. Savoy City (rotatória), em frente ao shopping.
Carros atingidos e pessoa ferida após acidente com dois ônibus em frente ao Shopping Aricanduva
Reprodução
Por causa do acidente, o ônibus da Allibus invadiu o estacionamento do shopping. O veículo fazia a linha 3731/10 Shop. Aricanduva – Metrô Vl. Matilde, enquanto o outro era responsável pela linha 364A/10 Hosp. Ipiranga – Shop. Aricanduva, da Movebuss.
A SPTrans diz que um boletim de ocorrência foi registrado e que o Programa de Redução de Acidentes de Transporte (PRAT) apura o ocorrido.
Nas imagens recebidas pela TV Globo, é possível ver que ao menos uma pessoa ficou levemente ferida. A SP Trans, porém, não deu informações sobre feridos.