Economia Avança Estudos analisados pela Seplan comprovam crescimento econômico do Estado
Divulgação
Um Estado forte se faz com crescimento econômico pujante e é esse caminho que Roraima tem trilhado nos últimos cinco anos. Reflexo disso é o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) confirmado por instituições que colocam Roraima como um dos estados que mais avançam no crescimento econômico em todo o país.
O levantamento mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados no ano passado e com dados de 2021, mostram que Roraima teve o maior crescimento entre os Estados, atingindo o valor de R$ 18,2 milhões em 2021. O crescimento real da economia do estado, que é a variação do PIB já descontada a inflação, foi de 8,4%.
O levantamento aponta ainda que nos últimos três anos, as taxas de crescimento real do PIB do Estado estiveram acima da média nacional. Em 2021, a taxa de crescimento de Roraima (8,4%) superou a média brasileira (4,8%). No acumulado do período de 2019 a 2021, Roraima (12,7%) cresceu cinco vezes mais que o Brasil (2,6%)
O governador Antonio Denarium destacou que o crescimento do PIB se deve a iniciativas de fortalecimento e internacionalização da economia local, citando o aumento das exportações como um fator que contribui para o desenvolvimento do estado e a geração de empregos.
“O crescimento do PIB de Roraima reflete nosso empenho em fortalecer e internacionalizar a economia local. O aumento nas exportações tem sido fundamental para o progresso do Estado e para a geração de empregos. Estamos dedicados a continuar essa trajetória, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável e atraindo novos investimentos”, avalia.
Produtos do agronegócio, como a soja, impulsionam desenvolvimento econômico de Roraima
Divulgação
Tendência deve ser de crescimento para os próximos anos
As projeções para os próximos anos no Estado apontam crescimento econômico superior à média nacional nos próximos dois anos, conforme o estudo “Cenário Regional”, do Banco Santander, publicado em julho. As estimativas apontam um crescimento de 4,3% para 2024 – o maior entre os estados – e 4% para 2025.
Em um contexto de transformação econômica, o secretário-adjunto de Planejamento e Orçamento de Roraima, Fábio Martinez, destaca os esforços do Governo do Estado, com foco na reorganização das finanças públicas, pagamentos dos salários dos servidores em dia e criação de ambiente propício para novos investimentos.
“Desde o início da gestão do governador Antonio Denarium, o Governo do Estado vem fazendo um trabalho para reorganizar a casa e manter os salários dos servidores em dia. Mas também para criar um ambiente de negócios favorável para a chegada de novos investidores e para que a iniciativa privada se torne a principal mola de crescimento da nossa economia. E a gente está vendo que está dando certo. O agronegócio aqui no estado de Roraima saiu de uma promessa para realidade e vemos os que tanto produtores de fora quanto as pessoas que já estavam aqui, principalmente na agricultura familiar, aumentando a safra e consequentemente gerando riqueza pro nosso estado, sendo destaque a nível nacional”, avalia o secretário.
Setores Econômicos e Gestão Financeira
O agronegócio impulsiona o desempenho econômico do Estado, mesmo em um cenário de retração em outras regiões do Brasil. O Santander prevê um crescimento de 3,5% para o setor em 2024 e de 5% para 2025. A atração de investimentos no agronegócio e melhorias na infraestrutura têm proporcionado um ambiente favorável para o crescimento.
Martinez mencionou que, embora o setor agrícola ainda seja pequeno em comparação a outros Estados, está em expansão devido a investimentos na modernização da produção. A boa gestão financeira do estado desde 2019 também é apontada como essencial para a criação de um ambiente propício para negócios.
O estudo indica ainda uma aceleração no varejo em Roraima, com previsões de crescimento de 4,5% em 2024 e 4% em 2025, bem acima da média nacional. O aumento do número de postos de trabalho no setor e o crescimento da renda são fatores que reforçam o otimismo.
Martinez observou que o setor industrial deverá apresentar um crescimento significativo, impulsionado pela geração de empregos e aumento nas vendas. Além disso, a massa salarial efetiva em Roraima cresceu 15,4% nos últimos quatro trimestres, refletindo um aumento na circulação de dinheiro na economia local e uma tendência de crescimento do PIB.
“Outro setor que vem crescendo também apesar de não tão acentuado quanto o agronegócio, mas reboque dele é justamente da indústria. Tanto o setor de construção com as inúmeras obras que o governo do estado vem promovendo de infraestrutura aqui no Estado de Roraima como também na indústria de transformação. Principalmente na indústria de alimentos que, dada a produção local, consegue ter insumos necessários para indústria e consequentemente gerar mais valor agregado”, finaliza