O peixe gigante, conhecido como “fantasma de Mekong” voltou a aparecer na última semana e acendeu uma esperança aos cientistas sobre a espécie que era considerada extinta desde 2005. A carpa-salmão-gigante foi avistada no Camboja.
O mega peixe e outras espécies de Mekong enfrentam outras ameaças além da pesca, como a degradação do ecossistema, por exemplo. Porém, a descoberta desse peixe sugere que esta carpa ainda tem um ponto de apoio nessa região.
Mas, o seu futuro continua incerto. Atualmente, este peixe, nativo do Mekong, tem menos de 30 indivíduos registrados desde a sua identificação oficial, em 1991.
Peixe gigante conhecido como “fantasma de Mekong”
O mega peixe fantasma é um animal endêmico e criticamente ameaçado da bacia do Rio Mekong. A espécie pode medir até 1,3 metros e chegar a 30 quilos, o que lhe coloca na família dos “megafish”, peixes de água doce que excedem 30 quilos.
Além disso, o animal possui uma ponta na mandíbula inferior, que lembra até um gancho, e uma mancha amarela amedrontadora ao redor dos olhos. Atualmente, o peixe está listado como criticamente ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).