• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Caruaru adota novo esquema vacinal contra poliomielite


O reforço com a vacina de ‘gotinha’ é substituído pela dose injetável. Caruaru adota novo esquema de vacinação contra poliomielite
Divulgação
A prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, divulgou nesta segunda-feira (4) que começou a seguir o novo esquema de reforço da vacina contra a poliomielite, que previne a paralisia infantil. A alteração é do Ministério da Saúde para todo o Brasil.
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
Com a mudança, as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, para crianças de um ano e três meses e 4 anos, vai ser substituída por uma dose única da vacina inativada poliomielite (VIP), que é a injetável.
A Secretaria de Saúde reforçou que a mudança afeta apenas a dose de reforço, seguindo o mesmo esquema vacinal, sendo a 1ª dose aos 2 meses, a 2ª dose aos 4 meses e a 3ª dose aos 6 meses. Todas elas já eram doses aplicáveis. Com a mudança, a dose de reforço será somente aos 15 meses e também passa a ser injetável.
Em Caruaru, o novo esquema já está sendo realizado nas 67 salas de vacina do município. A orientação repassada para os pais é que em caso de dúvidas, eles procurem a Secretaria de Saúde com a caderneta de vacinação para ser feita uma avaliação e identificar se a criança necessita realmente fazer ou não o reforço.
Para vacinar as crianças, é preciso levar:
CPF ou Cartão do SUS;
Caderneta de Vacinação.
As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Zona Urbana, das 8h às 16h, e na Zona Rural, das 8h às 15h, de acordo com o cronograma de cada unidade.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.