Estudo publicado no MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute) neste ano revelou que a casca de abacate, frequentemente descartada, tem diversas propriedades nutricionais e funcionais que podem ser um recurso valioso para a saúde.
Conforme a pesquisa, realizada por uma série de pesquisadores da África do Sul, a casca é rica em compostos bioativos, como flavonoides, polifenóis e antioxidantes, que oferecem diversos benefícios à saúde e auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.
Além disso, a casca de abacate possui uma alta quantidade de fibras, que são benéficas para a saúde digestiva e podem auxiliar na perda de peso.
O estudo também sugere que a utilização da casca na alimentação pode ser uma forma sustentável de reduzir o desperdício e aumentar a ingestão de nutrientes.
Novas possibilidades de consumo da casca de abacate
A pesquisa sugere que a casca de abacate seja incluída em receitas, desde smoothies até farinhas.
Contudo, outra pesquisa relacionada ao tema, publicada na revista Food and Health, sugere outro uso para o composto, o de conservante natural.
Segundo o estudo, as propriedades presentes na casca, como polifenóis e antioxidantes, ajudam a inibir o crescimento de microrganismos e a oxidação, ou que podem prolongar a vida útil de certos alimentos.
Além disso, eles contribuem para a manutenção do frescor e dos nutrientes dos alimentos.