• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Erro de controlador colocou 2 aviões de distância a 22 m de bater, diz relatório do Cenipa

Um erro de controlador de voo colocou dois aviões a 22 m de distância aproximadamente um do outro no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Esse caso ocorreu em dezembro de 2020 e ninguém se machucou.

Um relatório sobre as conclusões do incidente foi divulgado apenas nesta semana pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da Força Área Brasileira.

na foto aparece avião no ar que aparece após ter se livrado de erro de controlador para evitar acidente

Acidente entre as aeronaves foi evitado porque o piloto da Gol avisou a torre de controle que ainda estava na pista – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/ND

De acordo com a investigação, durante a operação do Embraer ERJ-195 da Azul, que vinha do Rio de Janeiro, foi autorizado a pousar. Porém, o Boeing 737-800 da Gol, com destino a Salvador, ainda estava na cabeceira da mesma pista, onde aguardava autorização para decolar.

O acidente entre as aeronaves foi evitado porque o piloto da Gol avisou a torre de controle que ainda estava na pista.

na foto aparece avião da companhia Gol sobre o incidente do erro de controlador de voo

Avião da Gol viveu momentos de tensão quando o piloto avisou o controlador de voo que ainda estava na pista – Foto: Divulgação/GOL

Erro de controlador de voo

A orientação que continha o erro de controlador foi que o voo da Azul arremetesse. A manobra foi feita e o Embraer passou a aproximadamente 22 m de distância do Boeing. Nenhuma das aeronaves teve danos.

O controlador de tráfego aéreo que cometeu o erro tinha 11 anos de experiência na época do incidente. De acordo com o relatório, ele já havia sido afastado temporariamente do serviço por motivo de saúde.

Na época da ocorrência, ele estava abalado emocionalmente por problemas familiares e não vinha conseguindo dormir bem. Os colegas o descreveram como dedicado e estudioso.

Após o incidente, tanto o controlador quanto o supervisor, que no momento disse estar preenchendo o livro de registros, foram afastados das funções. O controlador também foi encaminhado a uma psicóloga.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.